Atualmente, o paciente continua em acompanhamento médico e fisioterápico, seguindo sua jornada de recuperação com suporte integral da equipe do hospital
SÃO CARLOS/SP - Após sofrer uma parada cardíaca enquanto esperava pelo transporte público, o paciente Mário Porfírio de Abreu, de 62 anos, foi rapidamente socorrido pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Santa Casa de São Carlos no dia 10 de fevereiro. Agora, ele dá os primeiros passos no processo de reabilitação.
De acordo com o cardiologista da Santa Casa, Dr. Bruno Brait, a rapidez no atendimento foi essencial para a recuperação do paciente. “Seu Mário chegou ao hospital após uma parada cardiorrespiratória, mas já com retorno da circulação. Ele estava em estado grave e foi imediatamente atendido na sala de emergência do SMU (Serviço Médico de Urgência). Após a estabilização clínica, foi encaminhado à unidade coronariana, onde iniciamos o diagnóstico e o tratamento. Hoje, ele segue em processo de reabilitação, com acompanhamento para reduzir os riscos de um novo evento cardíaco”, explica o especialista.
A equipe multidisciplinar da Santa Casa teve um papel fundamental em sua recuperação. A fisioterapeuta Luciana Cristina destaca a importância da mobilização precoce. “Todo paciente internado tende a perder força e funcionalidade. Assim que possível, a fisioterapia inicia o processo de mobilização para que ele retome suas atividades com qualidade. Apesar da condição inicial delicada, conseguimos avançar no tratamento sem prejuízo ao paciente, garantindo que ele volte para casa da melhor forma”, afirma.
Já a enfermeira Tatiane Carvalho ressalta o cuidado com a segurança do paciente durante sua internação. “A enfermagem atua diretamente na assistência, garantindo que todos os procedimentos sejam feitos com a máxima segurança. Para que ele pudesse dar os primeiros passos, toda a mobília foi reorganizada, assegurando um ambiente adequado. Acompanhamos sua evolução diária e implementamos protocolos para prevenir complicações durante sua recuperação”, explica.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, destacou a importância da rápida ação da equipe no atendimento ao paciente. “A atuação integrada e eficiente dos profissionais do Corpo de Bombeiros, SAMU e Santa Casa foi determinante para salvar a vida do seu Mário. Nosso compromisso é oferecer um atendimento de excelência e humanizado, garantindo que cada paciente receba os cuidados necessários para sua recuperação”, finaliza.