SÃO CARLOS/SP - Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de São Carlos propõe a criação de Unidade Móvel de Saúde para atender pessoas em situação de rua e idosos, que vivem em instituições de longa permanência. Essa iniciativa é do vereador Leandro Guerreiro que defende a medida como uma forma de garantir acesso digno à saúde para cidadãos vulneráveis e indefesos.
O documento prevê que a unidade móvel deverá ser equipada para oferecer serviços médicos, odontológicos e de enfermagem. “Precisamos levar a saúde até quem tem dificuldades de chegar até ela. Não podemos permitir que idosos e pessoas em situação de rua fiquem desassistidos, sendo este projeto uma resposta concreta a essa realidade”, explicou o parlamentar.
O projeto de lei estabelece que a Unidade Móvel de Saúde seja estruturada para prestar diversos atendimentos, incluindo consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais básicos, aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos essenciais e atendimento de urgência e emergência.
Guerreiro destacou que todo processo busca preencher uma lacuna nos serviços públicos de saúde da cidade. “Muitos desses cidadãos não conseguem ir até um posto de saúde ou hospital por inúmeros fatores, sendo que esse veículo pode acessar todos os pontos da cidade, assim estaremos levando atendimento direto até eles, garantindo dignidade e cuidado”, pontuou o vereador.
A administração municipal será responsável por regulamentar a lei e definir a melhor forma de implantação da unidade móvel, e o financiamento deverá vir do orçamento público municipal, com possibilidade de suplementação de recursos, se necessário.
Após seu protocolo, a proposta segue para avaliação das comissões permanentes pertinentes ao assunto. Ao passar por esse crivo, o projeto segue para votação em plenário, onde terá que obter a maioria dos 20 votos possíveis.
“Espero que meus colegas aprovem o meu projeto e que o prefeito sancione transformando em lei, permitindo que em um futuro próximo possamos implementar a quantidade necessária de unidades móveis que atenda todo este público”, finalizou o edil.