SÃO CARLOS/SP - A passarela de pedestres localizada entre as ruas Benedita Stal Sodré e Eliza Gonzales Rabelo, sobre o Córrego Santa Maria do Leme, importante ligação entre o Jardim Centenário e o Jardim Nova Santa Paula, há muito tempo oferece risco aos pedestres. As reclamações de moradores e estudantes que por ali transitam motivou o vereador Lineu Navarro (PT) a solicitar à Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura que realize a reforma de toda a base de sustentação deste local e do piso da mesma. “Os moradores da região, particularmente centenas de estudantes, que utilizam diariamente desta passarela vêm há muito tempo alertando da possibilidade de desabamento desta passarela”, ressalta Lineu.
A estrutura de sustentação da passarela está comprometida, particularmente de um dos lados, onde a coluna e as paredes laterais estão rompidas e caídas na água. Tal situação levou à recente interdição da passarela, o que foi feito com manilhas para evitar o trânsito de pedestres. “Mas essa ação não está funcionando, porque as pessoas estão pulando estes obstáculos, o que oferece o risco à integridade de todos”.
De acordo com o vereador, também é necessária a reconstrução da sustentação da ‘boca’ da galeria de água pluvial, situada na margem direita do córrego, que está suspensa sem nenhuma sustentação.
Lineu ainda solicitou ao Secretário de Conservação e Qualidade Urbana a poda das árvores situadas entre o córrego e a rua Benedita Stal Sodré, pois como estão muito grandes, acabam por deixar impenetrável a iluminação da rua na área, trazendo insegurança aos moradores, particularmente porque o estacionamento dos veículos só é permitido de um lado.