fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Pesquisa da UFSCar avalia sobrecarga de cuidadores de idosos

Escrito por  Abr 24, 2022
Projeto propõe treinamento da empatia para evitar consequências do trabalho na vida de profissionais e familiares

 

SÃO CARLOS/SP - A pesquisa de doutorado "Efeitos de um treinamento de empatia nos níveis de sobrecarga em cuidadores" é realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar. Seu objetivo geral é analisar o efeito de um treinamento de empatia nos níveis de sobrecarga de cuidadores de idosos. A expectativa do estudo é que os treinamentos possam colaborar com o preparo frente à sobrecarga desses cuidadores que podem ser profissionais ou os próprios familiares dos idosos cuidados. Os treinamentos oferecidos pelo projeto são gratuitos.
O estudo é feito pelo doutorando Madson Alan Maximiano-Barreto, sob orientação de Marcos Hortes Chagas, docente do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e coorientação de Bruna Moretti Luchesi, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa também tem colaboração de Ana Carolina Ottaviani, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Madson Maximiano-Barreto aponta que a sobrecarga no trabalho dos cuidadores de idosos pode gerar consequências físicas e psicológicas. "A sobrecarga pode implicar negativamente a qualidade de vida desses cuidadores ocasionando perda de sono, dor no corpo, tristeza, isolamento social, depressão, ansiedade, dentre outros quadros, e isso pode refletir negativamente na assistência prestada", reflete o pesquisador. Ele acrescenta que, quando os cuidadores já estão na fase da velhice, a sobrecarga pode ser ainda mais considerável, causando dependências e a necessidade de uma terceira pessoa que possa dar assistência ao cuidador e ao idoso inicialmente cuidado. 
A empatia é uma habilidade social importante na interação entre as pessoas e está relacionada à capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreender suas necessidades e emoções. De acordo com Maximiano-Barreto, pesquisas anteriores já realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento (ProVIVE) da UFSCar, coordenado pelo professor Marcos Chagas e pioneiro no Brasil no estudo com cuidadores de idosos, já identificaram que há uma associação entre empatia e prejuízos psicológicos - sobrecarga, depressão, sintomas psiquiátricos - no trabalho dos cuidadores de idosos. "A ideia do atual estudo é abordar o domínio cognitivo da empatia, que é um fator que pode ser considerado protetor para sobrecarga, por exemplo. Dessa forma, treinar os cuidadores a esse domínio da empatia pode ajudar a minimizar as consequências da sobrecarga geradas no processo de cuidado de um idoso", explica o doutorando. 
O treinamento da empatia vai aperfeiçoar e/ou ensinar uma habilidade para melhorar a interação social entre os indivíduos; no nosso caso da pesquisa, trata-se da relação cuidador-idoso. A expectativa da pesquisa é que o treinamento da empatia reduza os níveis de sobrecarga nos cuidadores de idosos. "Acreditamos que, obtendo resultados satisfatórios, esse treinamento pode ser aplicado por qualquer profissional treinado em cursos de cuidadores e/ou instituições/associações de cuidadores, buscando o mesmo objetivo que é minimizar as consequências negativas do cuidado", afirma Maximiano-Barreto.

Voluntários
Para realizar o estudo, estão sendo convidados cuidadores de idosos, homens ou mulheres, a partir de 18 anos de idade, que sejam profissionais ou familiares dos idosos cuidados. Os participantes responderão a diferentes questionários e também participarão de palestras, dinâmicas e caso simulado. O treinamento gratuito tem início em maio e será realizado durante cinco semanas, com um encontro semanal e com duas horas de duração. As atividades são presenciais e serão realizadas na UFSCar seguindo todas as recomendações de enfrentamento à pandemia. Os pesquisadores estão vacinados contra a Covid-19 e distribuirão máscara e álcool em gel aos voluntários, que também devem estar com o esquema vacinal completo.
Interessados em participar do estudo devem preencher este formulário online (https://bit.ly/3vwwEhq) até o final deste mês de abril. Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (16) 98252-9618. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 30891920.2.0000.5504).
Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.