Concessionária amplia monitoramento nas rodovias e investe em tecnologia de
ponta para oferecer formas de atendimento mais rápidas e eficientes aos motoristas
SÃO CARLOS/SP - Neste mês de janeiro, os Call Boxes, antigos aparelhos de comunicação usados para emergências nas rodovias da EcoNoroeste, foram oficialmente desativados. Essa mudança faz parte de um amplo projeto de modernização, substituindo os dispositivos por soluções tecnológicas mais eficientes e seguras, como a plataforma SOS.ECO.BR, um sistema de conectividade gratuito e inclusivo, que não consome o pacote de dados do motorista, mais prático e acessível para todos, e o fortalecimento da infraestrutura de monitoramento.
Com um investimento robusto em segurança, a concessionária ampliou o alcance de monitoramento das rodovias em 400%, graças à instalação de 443 câmeras de alta tecnologia. Esses equipamentos permitem um acompanhamento, em tempo real, das condições de tráfego e eventuais emergências ao longo dos 442 km de rodovias sob sua concessão, garantindo respostas mais rápidas e eficazes aos motoristas.
Desde junho de 2024, a plataforma SOS.ECO.BR permite que os usuários solicitem atendimento diretamente do celular, sem sair do veículo. Implantada em parceria com a TIM, a solução também ampliou a cobertura de rede, especialmente em áreas que antes não tinham sinal de voz ou dados, atendendo motoristas e passageiros de todas as operadoras.
Infraestrutura e atendimento ao usuário
Além das câmeras de monitoramento, a EcoNoroeste conta com 14 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), equipadas com banheiros masculino, feminino e inclusivo, água potável, bebedouro para pet, carregadores para veículos elétricos e híbridos e totens para comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
Para emergências, os motoristas podem contar com uma frota de 47 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos e viaturas de apoio, além dos Painéis de Mensagem Variável (PMVs), que reforçam a comunicação nas rodovias.
O atendimento continua disponível pelo 0800-326-3663, que segue como uma das formas mais utilizadas, registrando 1.699 chamados somente em dezembro de 2024. O portal SOS.ECO.BR também oferece atendimento via texto, ligação ou chamada de vídeo, sendo uma alternativa prática e segura para os motoristas.
A EcoNoroeste reafirma seu compromisso com a segurança e conforto dos motoristas, investindo, constantemente, em tecnologia de ponta e modernização de seus serviços. Com o novo sistema de conectividade gratuito e o monitoramento ampliado, a concessionária assegura um atendimento mais ágil, eficiente e seguro em toda a sua área de concessão.