As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde a partir das 12h desta sexta-feira
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que recebeu nesta quinta-feira (09/01), do GVE-Araraquara, 1.100 doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, indicada para crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
O esquema vacinal com a Pfizer pediátrica inclui três doses: a segunda é aplicada quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas depois da segunda.
A partir dos 5 anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos especiais é que devem receber uma dose de reforço ao ano. São eles: com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua e os imunocomprometidos uma dose de reforço a cada 6 meses. Esses grupos são os que têm maior risco de desenvolver as formas graves da doença.
ADULTO – Para as pessoas com 12 anos ou mais o município já está disponibilizando em todas as unidades de saúde a vacina Zalika, imunizante contra a COVID-19 produzido pelo Instituto Sérum, um laboratório da Índia. Ela é indicada para pessoas com mais de 12 anos, especialmente para grupos especiais. São Carlos até o momento recebeu 1.000 doses do imunizante.
Pessoas de 60 anos ou mais devem receber uma dose a cada 6 meses. Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua devem receber uma dose ao ano. Já as gestantes devem uma dose em cada gestação.
De acordo com Denise Martins, de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde fez uma atualização das vacinas. “A medida é adotada para evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país. O imunizante é seguro e a vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente”, ressalta a diretora.
Em São Carlos, a imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), com exceção das unidades da Vila São José que passa por reforma, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde informa que o município de São Carlos contabilizou no ano passado 5.959 casos positivos para COVID-19, sendo que 449 casos positivos foram registrados em janeiro, 2.142 em fevereiro, 1.553 em março, 244 em abril, 26 em maio, 26 casos em junho, em julho foram registrados 43 casos positivos, no mês de agosto 378 casos, em setembro 507, em outubro 198, novembro foram registrados 172 casos positivos e, em dezembro, foram contabilizados mais 221 casos positivos da doença no município.
Desde o último Boletim COVID-19, em 18/12/2024, 1 óbito em investigação foi confirmado para COVID-19. Trata-se de uma mulher, 68 anos, com comorbidades.
No ano de 2024 foram registrados 18 óbitos por COVID-19 foram confirmados no município. Em 2025 ainda não foi registrado nenhum caso positivo.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) informa que até o dia 31 de janeiro estarão abertas as matrículas para os cursos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Universidade Aberta do Trabalhador (UNIT), do Programa de Inclusão Digital (PID) e do Centro Esportivo e Cultural.
As matrículas devem ser feitas presencialmente no Campus I da Fundação, localizado na rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery, das 7h às 19h e no Campus II, na rua Itália, nº 756, na Vila Prado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os interessados devem apresentar um documento com foto e um comprovante de residência atualizado. Para as atividades físicas é obrigatório também o atestado médico.
São vários cursos para todas as idades. O Centro Esportivo Cultural está disponibilizando vagas para aulas de hidroginástica, natação orientada, natação iniciante e avançada, além de aulas de pilates com aparelho. Pela Universidade Aberta do Trabalhador (UNIT) estão sendo oferecidas vagas para corte e costura, inglês para iniciantes e intermediário, colchas em patchwork e técnicas em patchwork. No Programa de Inclusão Digital os interessados podem optar por mídias sociais e internet, smartphone, artes digitais no canva, pacote Office, informática, criação e edição de vídeos no CapCut, criação de jogos 3D no Roblox Studio, hardware (montagem e configuração de computadores e desenvolvimento de redes) e informática com robótica. Na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), a FESC oferece aulas de artesanato, decoupage, desenho, teatro, revitalização de adultos, bocha, alongamento, funcional, core training, consciência corporal, longevidade com qualidade de vida, poder da mente e autoconhecimento, capacitação em Reiki, pilates, meditação e relaxamento, yoga, dança, música, língua espanhola, caminhada, meditação, além de jogos recreativos e ação social.
Eduardo Cotrim, presidente da FESC, ressalta que a instituição está comprometida em oferecer uma ampla variedade de cursos e atividades para atender às necessidades da população. As matrículas vão até o dia 31, porém nós já temos cursos com mais de 80% de matrículas efetuadas, são cursos com profissionais renomados, qualificados, portanto a procura é grande”, alerta Cotrim.
Todos os cursos, a carga horária de cada um, valores, dias e horário das aulas e cadastro para solicitar a Bolsa de Estudos você encontra no site www.fesc.com.br. As aulas começam no dia 10 de fevereiro nas duas unidades da FESC nos três períodos, cedo tarde e noite.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3362-0580, 3362-0581, 3362-0582 Unidade da Vila Nery e (16) 3375-3285 Unidade da Vila Prado.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) fez uma visita institucional na tarde desta quinta-feira, 09/01, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O objetivo do encontro foi procurar subsídios acerca de um projeto de segurança para os prédios próprios da autarquia, que beneficie servidores e população em geral,
Participaram do encontro representando o SAAE, o presidente Derike Contri, a chefe de Gabinete, Ingridi Cazella, a Superintendente de Administração, Rita Camargo e o Superintendente de Engenharia e Gestão Técnica, Dirceu Azzolini Filho. Eles foram recebidos pelo Secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, pelo adjunto, Paulo César Belonci, e pelo diretor do Departamento de Operações de Inteligência e Tecnologia, Evandro Mione.
Durante a visita, ficou acertado que o SAAE fará um diagnóstico de suas áreas mais urgentes para melhorar a segurança em seus espaços públicos, como unidades de atendimento presencial, Estação de Tratamento de Esgoto, Estação de Tratamento de Água, Centros de Produção, Reservação e Distribuição de Água, sede administrativa da Avenida Getúlio Vargas, entre outros. Será adotado o critério de prioridade, uma vez que o SAAE, hoje, tem cerca de 70 espaços próprios.
O Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, disse que tudo o que for possível, e estiver dentro da área de competência da Secretaria, poderá ser colocado à disposição do SAAE. “Nossos técnicos estarão prontos para orientar e ajudar a traçar diretrizes de planejamento, bem como a execução de ferramentas capazes de aumentar o nível de segurança nos prédios e espaços pertencentes a esta importante autarquia de São Carlos”.
“Ficamos extremamente contentes com a receptividade do Secretário Michael Yabuky, do adjunto, Paulo Belonci, e do diretor Evandro Mione. Eles pediram um levantamento de nossas situações mais críticas, e por isso mesmo mais urgentes, e será justamente o que faremos de forma imediata. Foi um contato inicial, preliminar, mas muito produtivo. Em nome da autarquia, agradeço”.
SÃO CARLOS/SP - O projeto Guitarradas para Crianças oferece novas versões de clássicos da música infantil, unindo a energia contagiante da guitarrada com melodias atemporais. As cantigas que atravessaram gerações e permanecem populares até hoje recebem uma interpretação vibrante, mantendo sua essência, mas agora embaladas por ritmos brasileiros diversos. O resultado é uma experiência musical que cativa tanto crianças quanto adultos, promovendo diversão para todas as idades.
Idealizado e produzido por Rafa Moraes, Guitarradas para Crianças é uma releitura criativa de grandes sucessos da música infantil, com a marca registrada da guitarrada. O repertório foi cuidadosamente escolhido com a influência de Lara Gomes, e o projeto busca resgatar a tradição da música instrumental popular, trazendo uma nova abordagem ao universo infantil.
A guitarrada, também conhecida como Lambada Elétrica, é um estilo musical que surgiu na década de 1970, a partir da fusão do Choro com Carimbó, Merengue, Cúmbia, Mambo, Bolero, Jovem Guarda, Brega e outros gêneros. Nomes como Mestre Vieira, Aldo Sena e Barata foram pioneiros.
Com uma roupagem moderna, mas sem perder a identidade das canções, Guitarradas para Crianças celebra a diversidade dos ritmos brasileiros, convidando todos a dançar e cantar juntos, criando um elo único entre gerações.
Ficha técnica
Idealização: Lara Gomes e Rafa Moraes
Direção musical e guitarra: Rafa Moraes
Voz e percussão: Lara Gomes
Voz e percussão: Luna Arthemis
Mpc voz e percussão: Bruninho Marques
Cenografia e figurino: Iva Pinheiro
Links
TEASER: https://youtu.be/FFq2B9fQo9w
Lara Gomes e Rafa Moraes
11 - 95236-9551 / 11 - 98569 - 2546
https://www.instagram.com/guitarradasparacriancas/
Serviço:
Data: dia 11 de janeiro, sábado.
Horário: 16h.
Ingressos: Grátis. Lugares Limitados.
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333
BRASÍLIA/DF - Revisar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode representar um aumento significativo na renda mensal do aposentado e o pagamento de atrasados (valores retroativos) de até cinco anos. É o momento de pedir a correção de um erro do instituto na hora de conceder o benefício ou a inclusão de direitos conquistados posteriormente, como em uma ação trabalhista.
Mas a lei estabelece um prazo para o segurado contestar seus direitos. São dez anos contados a partir da concessão. Em 2025, vence o prazo para quem se aposentou ou se tornou pensionista em 2015.
O prazo começa a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte ao que o segurado recebeu o primeiro benefício. Por exemplo, quem começou a receber uma aposentadoria em janeiro de
O aposentado ou pensionista vai precisar comprovar com documentos e cálculos que tem direito à correção e deve considerar consultar um especialista em direito previdenciário. Quando o pedido é feito, todo o processo de concessão do benefício será revisado. Se o INSS constatar que houve alguma falha no momento de calcular a aposentadoria ou pensão, pode tanto aumentar quanto diminuir o valor do benefício.
QUEM TEM ATÉ ESTE ANO PARA PEDIR REVISÃO
Recebeu o pagamento da primeira aposentadoria em - Último mês para pedir a revisão
Dezembro de 2014 - Janeiro de 2025
Janeiro de 2015 - Fevereiro de 2025
Fevereiro de 2015 - Março de 2025
Março de 2015 - Abril de 2025
Abril de 2015 - Maio de 2025
Maio de 2015 - Junho de 2025
Junho de 2015 - Julho de 2025
Julho de 2015 - Agosto de 2025
Agosto de 2015 - Setembro de 2025
Setembro de 2015 - Outubro de 2025
Outubro de 2015 - Novembro de 2025
Novembro de 2015 - Dezembro de 2025
A correção deve ser pedida inicialmente no INSS, pelo telefone 135 ou no Meu INSS. É necessário ter um cadastro no Portal Gov.br para acessar a plataforma.
A Justiça pode ser acionada se necessário. Para ações judiciais de até 60 salários mínimos ou para processos abertos na Previdência Social, não há necessidade de advogado, mas é bom ter um defensor.
No Juizado Especial Federal, onde são abertos processos de até 60 salários, se o INSS recorrer, é preciso nomear um advogado em até dez dias. Na vara previdenciária comum, onde se propõe ações acima de 60 salários -chamadas de precatórios- é preciso ter advogado desde o início, para dar entrada no pedido.
É possível pedir uma revisão do benefício sempre que for para incluir tempo de contribuição e/ou salários na aposentadoria, como um tempo de CTPS não considerado, contracheques provando salários maiores, PPP para reconhecimento de tempo especial e reconhecimento de tempo rural.
As revisões do Buraco Negro -que atinge segurados que começaram a receber a sua aposentadoria entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991- e a do Teto -para benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 limitados pelo teto do INSS- não exigem o prazo de dez anos. Para ambas o Judiciário já reconheceu que há direito à correção, e o INSS fez o pagamento administrativamente. Quem julga ter direito mas não teve a correção pode fazer o pedido no INSS ou, caso não seja atendido, ir à Justiça.
Já quem trabalhava antes de o Plano Real entrar em vigor e contribuiu à Previdência Social em outras moedas além de reais antes de julho de 1994, perdeu o direito à revisão da vida toda. O Supremo Tribunal Federal decidiu que a tese que possibilitava a correção é inconstitucional, acabando com as chances de os aposentados entrarem na Justiça para aumentar a renda previdenciária.
Lucas Henrique P. Gomes, advogado especializado em direito previdenciário, afirma que uma das revisões possíveis é a da reafirmação da DER (data da entrada do requerimento) para quem pediu a aposentadoria e continuou trabalhando -e contribuindo- até ter o benefício concedido.
Segundo o especialista, é preciso avaliar se a melhor aposentadoria foi a concedida ou se, durante o processo administrativo de concessão, o segurado não conquistou direito a um benefício melhor.
Outra revisão é a da DIB (Data de Início do Benefício), para evitar que o segurado que preencheu os requisitos de aposentadoria, mas continuou trabalhando, não tenha o seu salário de aposentadoria prejudicado pelas contribuições feitas posteriormente.
Confira aqui outras revisões possíveis para aumentar a renda mensal.
COMO DESCOBRIR SE HÁ ERRO NO BENEFÍCIO
O primeiro passo para identificar se algo não foi computado pelo INSS é olhar a carta de concessão do benefício. No documento consta a quantidade de tempo de contribuição, a relação de salários e a regra usada pelo instituto para o segurado.
Muitas revisões podem ser identificadas quando o tempo de contribuição que o segurado teria é maior do que o tempo que o INSS calculou ou quando há salários menores do que os recebidos na época, ou então foi aplicada uma regra pior que outra a que o segurado teria direito. O caminho é bater as informações da carta de concessão com a carteira de trabalho.
COMO PEÇO A REVISÃO NO INSS
Pela internet, basta preencher o formulário do site Meu INSS e enviar a documentação mínima, escaneada dentro dos padrões solicitados pelo instituto. É essencial informar as razões do pedido, indicando onde está o erro.
Se preferir, é possível fazer uma petição, detalhando seu pedido, no próprio formulário.
1 - Acesse meu.inss.gov.br
2 - Clique em "Entrar com gov.br"
3 - Informe o CPF e vá em "Avançar"
4 - Digite sua senha e clique em "Entrar"
5 - Onde se lê "Do que você precisa", escreva: "Revisão"
No telefone 135, o agendamento é simples, mas o envio da documentação é feito quando o INSS solicitar os documentos.
POR FOLHAPRESS
BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira (9) que fará uma reunião para discutir as novas regras anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, para o funcionamento dessas redes sociais.
"O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação", afirmou Lula no Palácio do Planalto, enquanto visitava a galeria de ex-presidentes, que fica no térreo do prédio, e foi reinaugurada há poucos meses.
Na última terça-feira (7), o dono da Meta, o bilionário norte-americano Mark Zuckerberg, anunciou as novas diretrizes de moderação de conteúdo das redes sociais e ressaltou que vai se aliar ao governo do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, para pressionar países que buscam regular o ambiente digital. Entre as alterações, estão o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes, o fim de restrições para assuntos como migração e gênero, e a promoção de "conteúdo cívico", entendido como informações com teor político-ideológico.
"Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que cometa um crime na imprensa escrita. É como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque ele faz a mesma coisa na digital", comentou Lula sobre o impacto das mudanças.
Até o momento, a nova política de moderação da Meta vale para os EUA, mas deverá se estender para outros países.
Antes do comentário do presidente, o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, já havia criticado as novas regras, que na sua avaliação causarão prejuízo à democracia.
Na mesma linha, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, afirmou que a decisão da Meta sinaliza de forma explícita que a empresa não aceita a soberania dos países sobre o funcionamento do ambiente digital, em uma antecipação de ações que serão tomadas pelo governo de Donald Trump, que toma posse no dia 20 de janeiro.
Ainda na quarta-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que a Corte “não vai permitir que as big techs, as redes sociais, continuem sendo instrumentalizadas, dolosa ou culposamente, ou ainda somente visando lucro, instrumentalizadas para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”.
POR AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO/SP - Na quarta-feira (8), o SBT anunciou que Tiago Leifert é o mais novo contratado da emissora, passando a fazer parte do time de narradores do canal. O ex-Globo irá fazer a sua estreia no jogo do dia 21 de janeiro, entre Benfica e Barcelona, pela sétima rodada da Fase de Liga da UEFA Champions League.
Em março, o jornalista também irá começar a narrar as partidas da Conmebol Sul-Americana. “Nasci e cresci na TV aberta e como todo brasileiro tenho um carinho enorme pelo SBT e o máximo de respeito pelo legado do gênio Silvio Santos. Estou muito honrado e empolgado com a oportunidade de contar as histórias da CONMEBOL Sul-Americana e da UEFA Champions League ao lado dos colegas do time de esportes. Que seja uma jornada emocionante para todos nós”, comemora Tiago Leifert.
“Estamos felizes em anunciar a chegada de Tiago Leifert. Ele chega trazendo seu talento e carisma para a emissora. Não tenho dúvidas de que somará muito dentro do nosso time de esportes, trazendo emoção para os espectadores que vibram junto com a gente”, ressalta Mauro Lissoni, diretor de programação e artístico do SBT.
Tiago Leifert se junta ao time de transmissão de esportes do SBT, que conta também com Luiz Alano, Mauro Beting e Nadine Basttos, além da equipe de reportagem, Benjamin Back no comando do Arena SBT e Renata Saporito apresentando o SBT Sports.
POR RAFAEL DAMAS
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) e a Sapienza Università di Roma celebraram um importante acordo internacional para promover cooperação técnica e científica entre as instituições.
O termo do acordo foi assinado pela diretora-presidente da Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima e pela Profa. Daniela Esposito, diretora do Departamento de História, Desenho e Restauro da Faculdade de Arquitetura da universidade italiana.
A parceria foi articulada ao longo de 2024 pelo arquiteto da Pró-Memória, Rodrigo Peronti Santiago e pela Profa. Simone Vizioli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). A coordenação ficará a cargo da diretoria do Arquivo e Museu da Fundação e pelo Prof. Alfonso Ippolito da Sapienza.
O desejo de oficialização da cooperação internacional nasceu ainda em 2022, ocasião em que a Estação Ferroviária de São Carlos, bem edificado tombado em níveis estadual e municipal e sede da FPMSC, foi objeto de escaneamento 3D a laser por pesquisadores da universidade italiana. A ação, coordenada pelo Prof. Alfonso Ippolito, fez parte de um projeto de pesquisa conjunto entre a Sapienza e o IAU-USP, instituição com a qual a Fundação Pró-Memória realizou diversos projetos em parceria nos últimos anos.
Entre as áreas de mútuo interesse da cooperação entre a Pró-Memória e a Universidade de Roma, destacam-se estudos da cidade e das arquiteturas brasileira e italiana; metodologias de intervenção para recuperação de áreas e edifícios históricos; digitalização do patrimônio arquitetônico e recuperação de bens edificados em desuso.
O convênio prevê a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, a organização conjunta de eventos científicos e culturais, assim como o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, o intercâmbio de pesquisadores e a realização de cursos compartilhados.
Desse modo, espera-se que sejam somadas às ações de preservação e difusão do patrimônio cultural são-carlense já promovidas pela Fundação Pró-Memória, a vasta experiência acadêmica e de pesquisa da Sapienza Università di Roma, uma prestigiada instituição de ensino superior fundada em 1303 e considerada a maior da Europa, com mais de 120 mil alunos.
Vale destacar que o primeiro dos produtos deste acordo internacional poderá já ser apreciado pela população e comunidade acadêmica em março de 2025. Trata-se do lançamento da publicação “140 Anos da Estação Ferroviária de São Carlos: História e Arquitetura”, um livro comemorativo sobre a construção do conjunto ferroviário, organizado por Rodrigo Peronti Santiago, Simone Vizioli e Alfonso Ippolito, que contou com a contribuição de autores da Pró-Memória, IAU-USP e Sapienza.
Interessados devem levar currículo impresso e documentos para preenchimento de ficha cadastral
SÃO PEDRO/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza neste sábado (11), em São Pedro, o Feirão de Empregos para seleção de candidatos interessados em atuar em diversas áreas operacionais. A entrega de currículos poderá ser feita das 8h às 12h, na Subsede da Eixo SP, localizada na Avenida Secondo Giuseppe Targher, nº 38, bairro Nova São Pedro 2.
A Concessionária busca profissionais para compor o banco de talentos para as seguintes funções: ajudante geral, inspetor de tráfego, agente de pedágio, motoristas CNH categorias B, D e E, operador de motosserra e motopoda, operador de roçadeira e tratorista. Os interessados devem levar currículo impresso, documento de identificação com foto e, para os cargos de inspetor de tráfego, motorista e tratorista, a CNH correspondente. As inscrições estarão abertas para moradores de São Pedro e de municípios da região.
Os candidatos aprovados farão parte do banco de talentos da Concessionária e serão chamados para compor a equipe assim que surgirem novas oportunidades de trabalho. A iniciativa em promover o Feirão de Emprego reforça o compromisso da Eixo SP com o desenvolvimento das comunidades que fazem parte do trecho de concessão.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.