fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 15 Janeiro 2025

Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet

 

O Sebrae-SP começa o ano com a capacitação “Seu negócio, seu futuro: planeje e realize”, voltada para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas interessadas em abrir uma empresa. As atividades ocorrerão de 20 e 24 de janeiro, das 18h30 às 20h30, no Escritório Regional de São Carlos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, neste link: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/33971925.    

O programa busca capacitar os participantes na criação de um plano de negócios eficaz, definição de metas estratégicas e tomada de decisões assertivas, ajudando a transformar ideias em empreendimentos bem-sucedidos. “O sucesso do negócio começa com um bom planejamento, e durante a capacitação, os participantes conhecerão ferramentas essenciais para gestão e crescimento sustentável”, destaca a consultora de negócios do Sebrae-SP Ana Paula da Conceição.  

Serão cinco encontros presenciais, conduzidos por especialistas que abordarão temas essenciais, como planejamento financeiro, marketing, formalização e desenvolvimento de modelos de negócios. “Essa trilha de aprendizagem é fundamental para que o empreendedor inicie seu negócio com planejamento adequado e ciente das ferramentas de gestão que o ajudarão no controle e crescimento sustentável”, reforça Ana Paula. 

Programação

O evento terá início na segunda-feira, dia 20 de janeiro, com a oficina “Seja um empreendedor com atitudes certeiras”, voltada para explorar as características empreendedoras essenciais para o sucesso empresarial. Os participantes aprenderão, por meio de estudos de caso e atividades práticas, como identificar e desenvolver comportamentos que favoreçam a gestão eficiente e o crescimento do negócio.  

Na terça, dia 21, a oficina “Comece a planejar o marketing de sua empresa” vai mostrar como identificar e segmentar o público-alvo, posicionar produtos ou serviços e criar diferenciais competitivos. “Além disso, serão apresentados conceitos de marketing digital e estratégias para otimizar a presença online da empresa, porque atualmente, não se pode mais pensar em um negócio sem explorar os caminhos digitais”, ressalta a consultora.   

Já na quarta, dia 22, o foco será no planejamento financeiro. A oficina da noite explicará como organizar receitas e custos, diferenciar finanças pessoais das empresariais e criar um plano financeiro utilizando o modelo Canvas. O encontro também trará dicas práticas para evitar armadilhas financeiras comuns nos primeiros anos do negócio. 

Na quinta, dia 23, será a vez da oficina “Comece a organizar sua ideia de negócio”. Os participantes serão apresentados ao modelo Canvas, uma ferramenta poderosa para estruturar ideias de forma visual e prática. Durante o encontro, cada empreendedor desenvolverá uma atividade prática voltada para o seu próprio negócio, passando por todos os blocos explicados e exemplificados de maneira didática. 

A capacitação será encerrada na sexta, dia 24, com a oficina “Comece a planejar a formalização do seu negócio”. No encontro, os participantes entenderão os riscos da informalidade, as vantagens da formalização e os passos necessários para registrar suas empresas. Também serão explicados os diferentes tipos de enquadramento empresarial, como MEI, microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), permitindo que cada empreendedor escolha a melhor opção para o seu caso.  

Serviço

Capacitação gratuita para empreendedores
Data: 20 a 24 de janeiro  
Horário: 18h30 às 20h30  
Local: Escritório Regional do Sebrae em São Carlos (Avenida Bruno Ruggiero Filho, 649, Parque Santa Felicia)  
Inscrições: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/33971925

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Com o tema "Desafios Socioambientais", será realizado o Encontro Agroecológico de Meliponicultura e Economia Solidária. O evento acontece presencialmente no dia 31 de janeiro, das 9 às 17 horas, no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), localizado na área Sul do campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As inscrições estão encerradas.

O evento é organizado pelo Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) e pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER), ambos da UFSCar, em parceria com a CooperAbelhas, Cooperativa de Produtores e Produtoras Rurais e Criadores de Abelhas de São Carlos e Região, grupo constituído por camponesas e camponeses do Assentamento Comunidade Agrária Nova São Carlos.

Com objetivo de contribuir para a difusão de conhecimentos em meliponicultura, economia solidária e agroecologia, o evento será um espaço de intercâmbio entre universidades, agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, estudantes e pesquisadores. Acolhendo o debate científico/acadêmico e as diversas experiências de educação popular, a proposta é colocar em discussão uma agenda acadêmica que vise ao desenvolvimento rural baseado na agroecologia e na agricultura camponesa familiar, para fortalecer a produção, beneficiamento e comercialização de alimentos saudáveis.

Programação
Na parte da manhã, a programação conta com mesa de abertura, apresentando as ações desenvolvidas pelo NuMI-EcoSol e pela Cooperabelhas, e uma mesa temática discutindo o papel das abelhas na garantia da biodiversidade. 

Na parte da tarde, o debate será organizado por meio de Grupos de Trabalho, com os seguintes temas: 1. Saúde integral e a meliponicultura: uso do mel e seus derivados; 2. Economia solidária e meliponicultura: ensino, pesquisa e extensão; 3. Agroecologia, manejo e processamento do mel; e 4. Agroecologia e a mulher: experiências exitosas. O encerramento do evento contará com plenária final, para sistematização dos encaminhamentos propostos por cada grupo. 

Para mais informações, acompanhe o perfil do NuPER no Instagram (www.instagram.com/nuper_ufscar) ou o site nuperufscar.com.br.

Publicado em Educação

SOROCABA/SP - Policiais militares do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), com o auxílio de um cão farejador, encontraram mais de 400 pinos de cocaína escondidos dentro de uma tomada, em uma adega usada para armazenar drogas do tráfico, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Durante a ação, na terça-feira (14), dois homens, de 27 e 35 anos, foram presos.

Os agentes receberam uma denúncia e se dirigiram ao local apontado, no bairro Barcelona. Lá, a equipe identificou o estabelecimento e abordou os dois suspeitos, sendo um responsável pelo comércio e o outro um funcionário.

Com a ajuda do cão, os militares iniciaram a vistoria, que apontou a localização exata dos entorpecentes, dentro de uma tomada, abaixo da pia. A equipe desparafusou a tomada e encontrou uma espécie de cofre, onde os 435 pinos de cocaína estavam escondidos. Além disso, R$ 678 também foram apreendidos.

A dupla foi detida e encaminhada à Delegacia de Sorocaba, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Cultura e Turismo, em comemoração ao Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, instituído pela instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 2007 e em São Carlos pela Lei Municipal Nº 18.136, de autoria do então vereador Robertinho Mori, apresenta o espetáculo “Viela Sem Via – A Solidão da Mão Preta com o Coletivo BaobAfro.

A data, escolhida para homenagear a Mãe Gilda Iyalorixá, que foi vítima de intolerância religiosa em 1999, tem como objetivo promover o respeito e a tolerância entre as diferentes religiões. No Brasil, a Constituição Brasileira preconiza que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias, entretanto, a desinformação, o preconceito, a discriminação e a intolerância continuam sendo os principais motivos do desrespeito as religiões.

O espetáculo “Viela Sem Via – A Solidão da Mão Preta, selecionado via PROAC (Programa de Ação Cultural), conta a história de uma geração de mulheres pretas pertencentes a uma família candomblecista. Desafios cotidianos de uma pessoa surda são enfrentados por Maria, mãe de Ágatha. Este é um espetáculo bilíngue com duas línguas presentes: português e Libras, com atores surdos e ouvintes.

A apresentação acontece na terça-feira (21/01), a partir das 19h, no palco do Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, 745, com entrada gratuita.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - "Ainda Estou Aqui", filme de Walter Salles que rendeu a Fernanda Torres um Globo de Ouro de atuação, continua fazendo sucesso na temporada de premiações. Nesta quarta-feira (15), foi indicado ao Prêmio da Academia Britânica de Cinema (Bafta) como melhor filme estrangeiro.

O Bafta, chamado de "Oscar britânico", é o principal evento de cinema do Reino Unido. "Ainda Estou Aqui" havia aparecido, no início do mês, na pré-lista do prêmio. A cerimônia acontecerá no dia 16 de fevereiro, em Londres.

Na mesma categoria também foram indicados "A Semente do Fruto Sagrado", "Kneecap", "Emilia Pérez" e "Tudo que Imaginamos como Luz".

A indicação impulsiona visibilidade ao longa, que luta por uma indicação aos prêmios da Academia, o Oscar, cujo anúncio das indicações foi adiado devido aos incêndios da Califórnia. Atualmente, ocorre em 23 de janeiro, e a cerimônia 2 de março.

 

POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Publicado em Entretenimento

A demolição foi realizada após denúncias de moradores e do Ministério Público

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou a demolição de um imóvel abandonado na Rua Martin Luther King, no bairro Boa Vista. A ação foi conduzida por uma força-tarefa que envolveu o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, a Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana, além da Defesa Civil, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, atendendo denúncias de moradores locais e do Ministério Público do Estado de São Paulo. O imóvel estava sendo utilizado por usuários de drogas.

De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, o local já apresentava graves sinais de deterioração, acumulava lixo tanto no interior quanto na calçada e era alvo de sucessivos incêndios. “Havia denúncias de abandono e presença de vetores de doenças, especialmente ratos e escorpiões, que colocavam em risco a saúde dos moradores da região. A intervenção foi necessária para evitar problemas ainda maiores”, explicou Penela.

O diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, também avaliou a estrutura do imóvel e constatou seu estado avançado de degradação, com trincas nas paredes e na laje, além da ausência de portas e janelas, o que aumentava o risco de desabamento.

Antes da demolição a Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura notificou o proprietário do imóvel sobre as condições da edificação e os riscos que ela representava. No entanto, como não houve cumprimento dos prazos administrativos estabelecidos, a Prefeitura realizou a demolição em prol da segurança e da saúde pública. “A decisão foi tomada para proteger os moradores e restabelecer a ordem, a moralidade e a segurança na região”, afirmou André Ricardo Zambon, chefe de Fiscalização de Obras.

O promotor de Justiça Flávio Okamoto acompanhou o processo e reforçou a importância da medida para a preservação do bem-estar da comunidade.

Além da demolição, o local foi devidamente limpo, garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores do bairro Boa Vista.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) as informações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A PGR analisará o caso e emitirá parecer, e a decisão final caberá ao ministro.

Bolsonaro aguarda decisão sobre a liberação da viagem para ir ao evento, que está marcado para segunda-feira, 20. O ex-presidente está com o passaporte retido desde 8 de fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento em um plano de golpe após as eleições de 2022.

A solicitação de Bolsonaro inclui a liberação do passaporte e foi acompanhada de documentos que, segundo seus advogados, comprovam o convite oficial para a posse. Moraes havia solicitado mais detalhes, alegando que o e-mail apresentado inicialmente carecia de informações sobre horário e programação.

A defesa afirma que o convite foi enviado a Eduardo Bolsonaro em 8 de janeiro pelo domínio oficial "t47inaugural.com", registrado exclusivamente para os eventos de posse. "Em eventos inaugurais nos Estados Unidos, é prática comum a adoção de domínios específicos para comunicações formais", argumentaram os advogados.

Os advogados também anexaram imagens do convite e destacaram declarações no site oficial do comitê inaugural. Segundo a defesa, esses documentos reforçam a autenticidade do convite e sua relevância.

Segundo a defesa, o evento organizado pelo comitê de Trump e JD Vance, que assumirão como presidente e vice, terá início no sábado, 18, e se estenderá até o dia 21. A posse está marcada para segunda-feira, 20.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - Antes mesmo de assumir a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), o ministro Sidônio Palmeira encomendou às agências encarregadas da comunicação do governo uma campanha de esclarecimento sobre as novas regras de monitoramento da Receita de transações por Pix.

Na terça-feira (13), um dia antes da posse de Sidônio, a Secom solicitou às agências a apresentação de uma estratégia de comunicação digital para combate à desinformação sobre a falsa taxação do sistema de pagamento.

O briefing enviado foi sucinto: informar que não haverá taxação de operações via Pix. O prazo para entrega das peças foi de menos de 24 horas, encerrando-se ao meio-dia de terça-feira (14), data da posse de Sidônio.

Essa urgência foi justificada pela rapidez com que se disseminou versão de que o governo passaria a tributar essas transferências por Pix. Na avaliação de integrantes do Executivo, a oposição está vencendo essa batalha nas redes sociais.

Segundo relatos levados ao governo, pequenos comerciantes passaram a recusar pagamento via Pix, exigindo dinheiro vivo.

As novas regras entraram em vigor no início do ano e determinam que operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento, como bancos digitais, deverão notificar à Receita Federal operações que ultrapassem o montante estabelecido no caso de pessoas físicas (R$ 5.000 por mês) e o valor de R$ 15 mil mensais no caso de pessoas jurídicas.

Essas transações abarcam o Pix, inclusive considerando operações entre contas do mesmo titular.

A norma já se aplicava para bancos tradicionais e cooperativas de créditos. Agora, passa a valer para novos integrantes do sistema financeiro.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo na sexta-feira (10) em que fazia um Pix para o estádio do Corinthians e rebatia fake news sobre taxação. O valor da doação foi de R$ 1.013, numa menção ao número de urna do PT, 13.

"Por que que eu tomei essa decisão? Porque tem uma quantidade enorme de mentira desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira", disse.

O gesto do presidente e os comunicados oficiais não foram suficientes para aplacar o clima de desconfiança nas redes sociais e nas ruas. Há, entre aliados do presidentes, quem defenda a revogação da medida.

Em comunicado, a Receita reafirmou que não existe tributação sobre Pix e que a Constituição proíbe impostos sobre movimentação financeira.

"A Receita Federal, portanto, não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via Pix. O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento", disse o Fisco em nota.

A Receita justificou a medida apontando que ela aumenta o controle sobre operações financeiras e facilita o combate à sonegação de impostos e à evasão fiscal.

Mas a oposição se valeu da medida para afirmar que essa, na verdade, é a taxação do Pix.

Após ter repostado comentários críticos à medida, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi às redes afirmar que mobilizaria a bancada do PL contra a ampliação da fiscalização da Receita.

"Vendo que o Pix movimenta, por dia, mais de R$ 100 bilhões, Lula da Silva determina a Receita Federal ache uma forma de pegar parte desse dinheiro", disse Bolsonaro. "Diaristas, camelôs, cabeleireiras, jardineiros, pedreiros, taxistas, palhaços de festa, ajuda a filhos/netos, vendedores de pipoca, etc", poderão ser obrigados a entregar parte de seu ganho para o Imposto de Renda", afirmou.

A Receita, no entanto, afirma que a medida visa melhorar o "gerenciamento de riscos pela administração tributária".

"A Receita Federal busca aumentar a transparência e o monitoramento de operações financeiras, que podem ter reflexo tributário", diz o órgão em artigo de perguntas e respostas divulgado depois que preocupações com o monitoramento ganharam força nas redes sociais.

 

FOLHAPRESS

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.