O artigo premiado apresenta um estudo sobre a financeirização em grandes empresas de tecnologia
SÃO CARLOS/SP - Os professores Marcelo José do Carmo, Mário Sacomano Neto e Julio Cesar Donadone, todos do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, receberam, neste mês de janeiro, no encontro anual da American Economic Association, o "Warren Samuels Prize", pelo artigo "Financialization in Big Tech Companies: Shareholders, Capital and Labour". O evento e a premiação ocorreram em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos.
O artigo, decorrente da tese de doutorado de Marcelo Carmo, apresenta um estudo empírico inovador sobre a financeirização em grandes empresas de tecnologia: Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft. Os principais indicadores de financeirização observados nas empresas incluem a composição acionária, fusões e aquisições, dividendos e recompras de ações e remuneração a executivos.
O estudo explora como os indicadores de financeirização das empresas Big Techs são acompanhados por empregos precários e baixos salários para os trabalhadores. Com base nas finanças e na economia política, o estudo contribui para a compreensão das desigualdades e da influência das finanças na economia.
O "Warren Samuels Prize" leva o nome do economista e principal acadêmico de economia social, economia institucional, história do pensamento econômico e metodologia econômica, que teve uma longa associação com a Association for Social Economics, inclusive como presidente e membro do conselho editorial da Review of Social Economy.
O prêmio é concedido ao artigo, preferencialmente programado para ser apresentado nas reuniões da ASSA de janeiro, que melhor exemplifique um trabalho acadêmico que: seja de alta qualidade; seja importante para o projeto de economia social; e tenha amplo apelo entre disciplinas. O envio do artigo vencedor para a Review of Social Economy é incentivado. O comitê de seleção foi composto por dois coeditores da Review of Social Economy (Amitava Dutt e Roberto Veneziani), que receberam contribuições de uma editora associada da Review of Social Economy, Leila Davis.