O chamado ‘Ambiente de Contratação Livre (ACL)’ representa, basicamente, economia e sustentabilidade.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que a partir de 01 de março de 2025 passará a comprar energia elétrica pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL) para 39 unidades que fazem parte de sua estrutura física geral. Juntas, elas representam 95% de toda a energia elétrica consumida pela autarquia e envolvem captações de água bruta, poços profundos, todo o complexo sistema de bombeamento e grandes elevatórias de esgoto.
O estudo para implantar esta nova forma de aquisição de energia elétrica começou em novembro de 2023. Vencidas as etapas de elaboração documental, processo licitatório e homologação da empresa vencedora (EDP Smart Energia LTDA, com sede em São Paulo, capital) o contrato foi assinado em 26 de julho de 2024.
O intervalo entre a assinatura do contrato e o início da aquisição de energia elétrica é o período legalmente estabelecido pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, para que a CPFL deixe de fornecer energia para as 39 unidades, que a partir de então entrarão definitivamente no mercado livre de energia, fazendo parte de um seleto grupo de empresas públicas e privadas de saneamento que já aderiram a esta modalidade mais rentável e sustentável.
VANTAGEM DO SAEE: ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – Com a adesão a este sistema de aquisição de energia elétrica pelo mercado livre, o SAAE alcançará uma redução ao redor de 30% nos valores financeiros de suas despesas com energia. Hoje, para se ter ideia, a autarquia gasta, em média, R$ 3 milhões mensais com suas contas. Pelo mercado livre, a expectativa é de que caia para R$ 2,1 milhões. A outra grande vantagem é que o SAAE estará comprando energia de fontes renováveis e sustentáveis.
CPFL SERÁ PRESTADORA DE SERVIÇO – Apesar do SAAE comprar energia elétrica por este novo método de aquisição, convém salientar que a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) continuará participando do processo como prestadora de serviço, uma vez que ela é responsável pela entrega e qualidade da energia elétrica, independentemente da sua origem.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, disse que está contente com esta nova conquista. “Foi fruto de muito planejamento, pesquisa e trabalho para que chegássemos até aqui. Hoje o mundo inteiro, e principalmente os órgãos públicos, precisam dar exemplo de afinação e sintonia com este binômio que é urgência universal: economia e sustentabilidade. É exatamente o passo importante que estamos dando nesta direção, ao aderirmos o mercado livre de energia elétrica. Cumprimento a todos os servidores da autarquia que se envolveram nesse projeto que, tenho absoluta certeza, somente trará benefícios para o SAAE e para a cidade de São Carlos”.