fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Idiomas sem Fronteiras, que oferta cursos gratuitos, celebra 10 anos

Idiomas sem Fronteiras, que oferta cursos gratuitos, celebra 10 anos

Escrito por  Dez 28, 2022
Programa tem sido de extrema importância para a internacionalização das universidades brasileiras

 

SÃO CARLOS/SP - O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) está completando 10 anos de existência. Voltado para o ensino gratuito de idiomas para estudantes do ensino superior e servidores públicos, o Programa tem sido de extrema importância para a internacionalização das universidades brasileiras. Além da oferta de cursos e da aplicação de testes de proficiência em inglês, desde 2016, o IsF também desenvolve oferta de cursos para propósitos acadêmicos em Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês e Português para estrangeiros. "A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma das instituições credenciadas e, portanto, toda a comunidade pode participar", ressalta a professora Denise Abreu-e-Lima, docente da UFSCar e coordenadora nacional do IsF desde sua concepção.
A UFSCar teve um papel preponderante na formatação do programa. O IsF surgiu na época em que houve um grande investimento do Governo Federal na internacionalização das universidades, com o Ciência sem Fronteiras, que ofertava bolsas para formação acadêmica no exterior. "O sucesso de um processo de internacionalização esbarra na língua. Quando o Ciência sem Fronteiras surgiu, os gestores descobriram que grande parte da comunidade universitária não sabia falar inglês ou não tinha proficiência no idioma. Muitos candidatos não conseguiam ir para o exterior por causa disso. Na época, o professor Targino de Araújo Filho era Reitor da UFSCar e representante na Comissão de Relações Internacionais na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na tentativa de resolver esse problema, formamos uma comissão, identificamos as dificuldades e apresentamos ao Ministério da Educação uma proposta do Programa, que na época era chamado apenas de 'Inglês sem Fronteiras'", conta Denise Abreu-e-Lima.
Desde 2019, o IsF foi acolhido pela Andifes e passou a constituir-se como Rede ANDIFES-IsF, que atualmente conta com 55 instituições de ensino federais credenciadas e 300 especialistas. Além disso, hoje em dia, a Rede tem diversas parcerias internacionais para o fomento de suas ações e, graças a ela, alunos podem se inscrever em cursos ofertados por outras universidades também. "Não tem como falar de ciência hoje sem pensar em algum tipo de processo de internacionalização. Se não fosse a internacionalização dos grupos de pesquisa durante a pandemia, por exemplo, nós não teríamos o resultado que atingimos com a velocidade que conseguimos. Essas parcerias acabam otimizando o processo de produção do conhecimento e do desenvolvimento de ciência. Esse intercâmbio é muito saudável" afirma a docente da UFSCar.
Para celebrar a primeira década do Programa, no fim do mês de novembro ocorreu um evento de celebração na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília. As autoridades presentes manifestaram reconhecimento e valorização pelo trabalho desenvolvido e expressaram apoio para a continuidade e o fortalecimento das ações. Também estiveram presentes representantes do IsF de diversas instituições de ensino superior e parceiros internacionais de países como Espanha, Bélgica, Itália e Japão. "Neste evento em Brasília, nós tivemos a oportunidade de estar com Henrique Paim, ex-Ministro da Educação - que coordena nacionalmente a transição na área de educação do novo Governo Federal. Entregamos um documento com contribuições para a construção de uma Política Nacional de Internacionalização para as instituições de ensino, além de uma série de reivindicações não só orçamentárias, mas de ações que fomentem e estimulem os servidores a investirem na internacionalização", relata Abreu-e-Lima.
Além de Denise Abreu-e-Lima e Henrique Paim, ainda participaram Wagner Vilas Boas de Souza, atual Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da ANDIFES, Paulo Speller, ex-Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, e Waldenor Moraes, diretor do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior.
As inscrições para os cursos gratuitos devem ser abertas no primeiro trimestre de 2023. As vagas são limitadas. Mais informações em https://isf.ufscar.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.