fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Instituto INOVA inaugura Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITESC)

Escrito por  Dez 10, 2021

Parceria com o ecossistema de São Carlos possibilitou a abertura do primeiro Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19

 

SÃO CARLOS/SP - O Instituto INOVA e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia; Prefeitura de São Carlos, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Saúde; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Agência Pública de Financiamento à Inovação (FINEP) e Grupo Encalso Damha, inauguraram na quinta-feira (09), o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CITESC).

“O Instituto INOVA é o gestor do Centro de Tecnologia em Saúde. Viabilizamos parcerias e criamos uma “comunidade” para desenvolver um projeto e unir em um único local todas as tecnologias em saúde produzidas em São Carlos e assim beneficiar a sociedade”, explicou Bruna Boa Sorte, presidente do Instituto INOVA.  

Com a abertura do CITESC, a partir da próxima segunda-feira (13), começa a funcionar no local, o primeiro Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19. O Centro oferecerá tratamentos gratuitos, utilizando os equipamentos desenvolvidos nos últimos anos pelo IFSC/USP destinados a tratar as consequências da COVID-19. Pesquisadores e técnicos do Instituto de Física devidamente treinados farão esses atendimentos e, também, capacitarão outros profissionais.

“No momento nós temos uma emergência. Muitas pessoas que tiveram a doença ficaram com sequelas. Eles precisam de uma reabilitação. Se a tecnologia pode ajudar em uma reabilitação rápida e segura, nós temos que dispor essa tecnologia à sociedade”, disse Vanderlei Bagnato, diretor do IFSC/USP/ Coordenador do Grupo de Óptica e Coordenador do Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19.

Nesse primeiro momento, o foco dos tratamentos será as áreas de Fisioterapia e Odontologia, atendendo às principais sequelas, entre dores musculares, dificuldades motoras, dificuldades respiratórias, paralisia facial, zumbidos no ouvido, fadiga, cansaço, perda de olfato e perda de paladar, entre outras.

Novas pesquisas e tecnologias reabilitadoras poderão ser desenvolvidas no local. “O Centro é um projeto desenvolvido em parceria. Será um sistema importante, não só para o tratamento dos pacientes, mas também de produção de pesquisas e novas tecnologias para o tratamento da Covid-19. O que nós aprendemos aqui, vamos passar para outros centros também”, disse José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação. 

“O CITESC é um local para se implantar tecnologias novas que de alguma maneira representam boas soluções para a sociedade”, completou Vanderlei Bagnato.

Segundo os pesquisadores do IFSC/UP, responsáveis pelas equipes de atendimento, Profs. Drs. Antonio de Aquino Junior (Diretor Científico do CITESC) e Vitor Hugo Panhóca (Diretor Clínico do CITESC), o Centro tem capacidade de realizar cerca de dois mil atendimentos por mês.

“Hoje demos um passo fundamental com o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 e vamos suprir uma demanda que a sociedade está precisando”, finalizou Bruna Boa Sorte. 

Pessoas que tiveram Covid-19 e que ficaram com algum tipo de sequela podem participar do tratamento. Para agendar um atendimento basta ligar para (16) 99734-2922, das 8h às 12h.

O Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 funciona dentro do CITESC, na Avenida Almir Villas Boas, 1100, Parque Tecnológico Damha I.

Continua depois da publicidade

A mesa de inauguração foi composta por Bruna Boa Sorte, presidente do Instituto INOVA; Vanderlei Bagnato,  diretor do IFSC/USP/ Coordenador do Grupo de Óptica; Glaucius Oliva, coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; Roberto Muniz Júnior, Infectologista e Vice-Diretor Técnico da Santa Casa; José Galizia Tundisi, secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcos Palermo, secretário de Saúde; Thiago Russo,  gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da UFSCar; Roselei Françoso, presidente da Câmara e Netto Donato, representando Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo.

Participaram da inauguração dos CITESC pesquisadores da USP e UFSCar, médicos, representantes da diretoria da Santa Casa, Prefeitura de São Carlos e Câmara Municipal, da imprensa e autoridades diversas.   

Última modificação em Sexta, 10 Dezembro 2021 10:26
Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.