Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas são fundamentais para a imunidade e qualidade de vida
SÃO CARLOS/SP - O outono chegou e, em breve, o inverno trará frentes frias e tempo seco, ampliando os problemas respiratórios, devido às variações de temperatura e à baixa umidade do ar. Manter o sistema imunológico fortalecido e equilibrado, por meio de uma alimentação saudável, pode ser a chave para evitar tais problemas.
Marina Zanoni Macedo, docente da área de nutrição e gastronomia do Senac São Carlos, explica que o sistema imunológico é composto por barreiras físicas como a pele e a mucosa do sistema digestório e as células de defesa. Portanto, a alimentação equilibrada e balanceada é capaz de fornecer nutrientes e contribuir para manter essas defesas integras e ativas.
“Nutrir o organismo com a ingestão de alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais, é uma das formas de garantir o bom funcionamento do nosso sistema de defesa. Devemos ingerir uma combinação de frutas, verduras, legumes, raízes, tubérculos, cereais, feijões, castanhas e sementes, que fornecem nutrientes e substâncias importantes para o organismo, como ômega 3, as vitaminas C, D e E e minerais como zinco, magnésio e selênio”, indica a docente.
Entretanto, Marina alerta que para os nutrientes serem benéficos, eles devem ser consumidos com moderação. Por exemplo, o selênio, em níveis adequados, auxilia em processos anti-inflamatórios, mas em excesso provoca justamente inflamações. Outra dica é que a alimentação equilibrada, com diversos nutrientes, é mais eficiente que o consumo de polivitamínicos, hoje vendidos costumeiramente em farmácias.
“Nada substitui o consumo de alimentos in natura, assim como a ingestão adequada de calorias, que é vital para garantir a boa imunidade. Por exemplo, dietas hipocalóricas, provocam baixa atividade das células de defesa, deixando o organismo suscetível a doenças. E dietas hipercalóricas, ricas em gordura e açúcares, provocam um estado constante de inflamações, sobrecarregando e deprimindo o sistema imunológico”, orienta a profissional.
Ainda para garantir o bom funcionamento do organismo e a imunidade alta, a ingestão de água é indispensável, já que a desidratação faz com que o sangue fique menos fluido, prejudicando a produção e transporte das células de defesa. São pontos importantes também garantir a prática da atividade física moderada, ter um sono de qualidade e manter o bom humor, pois, somados à alimentação equilibrada, auxiliam a qualidade de vida e o reforço de um sistema imunológico fortalecido para enfrentar as baixas temperaturas.
Alta demanda
De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor, divulgada em parceria com o Sebrae, o consumo de alimentos saudáveis no Brasil está aumentando. A ampliação da demanda por produtos do tipo é resultado direto da busca por melhor qualidade de vida, levando o setor a crescer 98% nos últimos anos. Além disso, segundo o levantamento, 28% dos brasileiros já buscam consumir alimentos nutricionalmente positivos e que garantem bem-estar e saúde.
E para quem deseja se qualificar nas áreas de alimentação e gastronomia, o Senac São Carlos oferece inúmeros cursos, como Alergias e Intolerância Alimentares: fundamentos e gastronomia, Aproveitamento Integral dos Alimentos, entre outros. Para saber mais acesse: www.sp.senac.br/saocarlos.
Serviço:
Senac São Carlos
Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos - SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos