SÃO CARLOS/SP - A vereadora Cidinha do Oncológico (PP) encaminhou ofício ao secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, solicitando que determine “com urgência” a realização de serviços de manutenção em unidades de saúde que apresentam problemas de vazamento em dias de chuva. Integrante da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara, ela apontou a necessidade de reparos em unidades básicas e de saúde da família.
Cidinha afirmou que na UBS Vila São José nos momentos de chuva o telhado apresenta vazamentos que alagam a sala de recepção deixando pacientes e servidores expostos a uma situação crítica. Infiltrações nas paredes provocam umidade, cheiro de bolor e danos na pintura interna.
Problemas idênticos, segundo ela, também ocorrem na UBS Vila Izabel. Na USF do bairro São Carlos 8, inaugurada em 2016, a vereadora afirma acreditar que os problemas no prédio são de responsabilidade da construtora responsável pela obra.
A água penetra pelo telhado e pela lateral da unidade, onde não foi feita a terraplanagem adequada para a construção. “Há problemas de água de esgoto retornando e alagamentos praticamente na unidade toda. A água escorre pelos conduites de energia agravando a situação e podendo causar acidente com choques elétricos”, descreve.
Nas USFs Astolpho Luiz do Prado e Munique, que funcionam no mesmo prédio, os problemas se repetem, com exceção da terraplanagem. No ofício ao secretário, Cidinha apontou ainda que também a USF do CDHU inaugurada recentemente está com os mesmos problemas da unidade do São Carlos 8, exceto da terraplanagem. “Providências urgentes precisam ser tomadas o mais breve possível, para que a situação dessas unidades de saúde não piore ainda mais”, adverte a vereadora.