SÃO CARLOS/SP - O vereador Marquinho Amaral destacou a programação para o dia 24 de setembro próximo o II seminário de conscientização da Doença de Alzheimer em parceria do município com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que abordará as atualizações no diagnóstico, tratamento e assistência aos portadores da doença e seus cuidadores. O evento dará cumprimento à Lei Municipal 19.282, de autoria do vereador Marquinho, sancionada pelo prefeito em 2019, que instituiu o mês de setembro para conscientização e apoio aos portadores de Alzheimer e outras demências no município de São Carlos.
Marquinho comunicou que como inovação neste ano, durante o mês de setembro, em alusão ao Mundial da Doença de Alzheimer, irá propor a iluminação na cor lilás (seguindo a padronização para a doença) nos prédios da Câmara Municipal, Paço Municipal, Catedral e estátua do Cristo.
O parlamentar afirmou que São Carlos se distingue entre os municípios do estado que contam com uma lei específica para nortear algumas ações ao longo do mês de setembro.
Para a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) a iniciativa estabelece uma oportunidade para sensibilizar a população, entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área, para essa doença que acomete mais de 1,2 milhões de brasileiros.
Para tratar da programação deste ano, o vereador realizou no último dia 20,em seu gabinete na Câmara Municipal, uma reunião com o secretário municipal de Comunicação, Mateus Aquino, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Curvelo, e a coordenadora científica da ABRAZ Sub Regional São Carlos, a terapeuta ocupacional Ana Cláudia T. Barros.