SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Saúde e Governo, reuniu-se com a nova diretoria do Ambulatório Médico de Especialidades (AME São Carlos) na manhã desta segunda-feira (13/02), no Paço Municipal, participando de uma apresentação dos novos projetos deste serviço de saúde na cidade e esclarecendo dúvidas, como forma de aglutinar ideias para aprimorar a qualidade do atendimento à população.
Recentemente, o AME São Carlos passou por uma troca no comando administrativo. Vinculado diretamente ao Governo do Estado e tendo a função de acolher pacientes referenciados de São Carlos e microrregião, o ambulatório era gerido pela Santa Casa de Marília, cujo contrato terminou no final de 2022. Posteriormente, a Santa Casa de Franca assumiu os trabalhos e, com este encontro, procurou aprofundar seu contato com a administração pública municipal.
O presidente do grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, discorreu sobre a estrutura que a entidade atende atualmente e os projetos para a unidade de São Carlos. “O grupo Santa Casa de Franca faz a gestão de seis equipamentos do Governo do Estado de São Paulo. Como estamos chegando agora em São Carlos, solicitamos esta reunião para que os integrantes da Prefeitura pudessem nos conhecer a fim de saber melhor sobre o nosso trabalho. Temos a expectativa de crescimento do AME São Carlos e, sobretudo, de começar a fazer o AME Cirúrgico em São Carlos, ainda que timidamente e sabendo que isso depende do Governo do Estado, com as cirurgias de catarata e outros procedimentos”, destacou Graciano.
Atenta aos objetivos da nova gestão da unidade, a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, desejou sucesso na empreitada e colocou a pasta à disposição para agregar esforços. “Inicia-se um novo ciclo no AME São Carlos, onde os representantes da Santa Casa de Franca nos disseram que vêm para somar e, consequentemente, tentar viabilizar um trabalho de excelência com a população. A proposta é muito boa e esperamos que tenhamos principalmente um atendimento de qualidade, pois quem ganha com isso é a saúde do nosso município”, comentou Jôra.
Na mesma linha, o secretário municipal de Governo, Netto Donato, pregou pelo diálogo para que São Carlos seja bonificada com a chegada da Santa Casa de Franca ao AME. “O projeto é interessante e, no que vier para auxiliar na estruturação dos serviços de saúde, certamente terá o apoio da Prefeitura e do nosso prefeito Airton Garcia”, salienta Donato.
A reunião também contou com a participação da diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara), Sônia Regina Souza Silva, da vereadora Cidinha do Oncológico e de diretores da Santa Casa de Franca.