fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Prefeitura de São Carlos inaugura sede do FSS em Santa Eudóxia

Escrito por  Set 02, 2022

A Casa Amarela, importante edificação de Santa Eudóxia, foi reformada pela atual administração para abrigar o Fundo Social no distrito 

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), inaugura nesta sexta-feira (02/09), às 11h, em Santa Eudóxia, a Casa Amarela “Benedito Pinto dos Santos”, sede do Fundo Social de Solidariedade no distrito.
“A Casa Amarela será uma nova unidade do Fundo Social, em Santa Eudóxia. A distância da cidade faz com que as pessoas tenham mais dificuldade para participar de cursos, por isso vamos oferecer padaria artesanal, pizzas doces e salgadas e técnicas básicas em confeitaria, totalizando 48 vagas. Também já está em andamento o curso de corte e costura”, explica a presidente do Fundo Social de São Carlos.
A Prefeitura investiu R$ 297.686,05 para reformar o local, porém o projeto manteve todas as características do imóvel, sendo desenvolvido também de acordo com as necessidades do Fundo Social de Solidariedade. O prédio conhecido popularmente como "Casa Amarela" é uma importante edificação do distrito de Santa Eudóxia, construído no ano de 1900 para uso residencial. Entre 1937 e 1938 recebeu um tabelionato e um consultório odontológico. 
O imóvel possui características de transição entre a arquitetura tradicional colonial e a arquitetura eclética. Com pouca ornamentação, os destaques são o telhado bastante conservado, a cimalha e a marcação sobre as aberturas.
A denominação da Casa Amarela de Benedito Pinto dos Santos é uma lei de autoria do vereador Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal de São Carlos.

HOMENAGEADO - Benedito Pinto dos Santos nasceu em Brotas em 20 de maio de 1930, mudou-se para Santa Eudóxia aos 3 anos de idade, em 1933, e foi criado nas fazendas dos arredores do distrito. 
Em meados de 1955, mudou-se para São Paulo, já com 4 filhos pequenos. Teve mais três em São Paulo, sendo então pai de 7 filhos. 
Na Capital do Estado trabalhou como jardineiro, faxineiro e serviços braçais em geral durante o dia e estudava à noite. Concluiu o primário e fez cursos profissionalizantes, priorizando a temas ligados à segurança patrimonial. 
Passou a trabalhar como guarda, vigia, sempre estudando e se aperfeiçoando, quando se aposentou o seu último emprego foi de chefe geral de segurança da empresa Siemens, multinacional alemã, cargo que exerceu também em empresas anteriores como Goyana, empresa de plásticos, e Combustol, metalúrgica. 
Muito religioso, educou os filhos na fé católica, igreja na qual foi membro da Congregação Mariana. Ao longo de sua vida também participou de várias associações de amigos de bairro, como as da Vila Piauí, Pirituba, Mangalot e Jardim Santo Elias. 
Ao aposentar-se retornou a São Carlos e foi morar no distrito de Santa Eudóxia, onde com os conhecimentos adquiridos em São Paulo, começou a organizar a população do distrito para a formação de uma sociedade de amigos de bairro. 
Depois de muitas idas e vindas, conseguiu fundar a SADIZE (Sociedade Amigos do Distrito de Santa Eudóxia), de quem foi seu primeiro presidente. Dentre as muitas conquistas para o distrito, junto com a diretoria da SADISE, podemos citar:  Aumento da circulação de ônibus, já que naquela época só tinha um ônibus de manhã e outro à tarde para atender o distrito; conquistou a remuneração para os subprefeitos do distrito, já que antes os mesmos trabalhavam como se fossem voluntários sem remuneração; conseguiu que o ônibus do distrito cruzasse a cidade até a Estação Ferroviária, até então iam somente até a Estação Rodoviária; lutou e conseguiu o vale-transporte dos idosos para os moradores do distrito; conseguiu junto à Prefeitura e à empresa concessionário energia elétrica a iluminação do Jardim Itararé, na época conhecido como loteamento; lutou pela rede de esgoto hoje instalada em 90% do distrito; e batalhou, e conseguiu, a construção do velório municipal no distrito. 
Também se empenhou na luta pela construção da ponte sobre o rio Mogi Guaçu que ligaria Santa Eudóxia ao município de Luiz Antônio. No entanto, faleceu no dia 8 de julho de 1999, sem ver esse sonho realizado.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.