Prefeito foi conhecer o trabalho de instalação dos anéis metálicos que serão responsáveis pelo armazenamento de 2,6 milhões de litros d’água.
SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato, acompanhado pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri, foi ver na manhã desta sexta-feira, 04/04, a instalação dos anéis do reservatório metálico do Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água Potável que está sendo construído no Cedrinho (Distrito Industrial), cuja área tem 1.713 m2.
POÇO + RESERVATÓRIO - Neste local, está sendo construído o poço tubular profundo, de 320 m, com capacidade de vazão de 200 m3/h, que irá abastecer o Reservatório Apoiado Cilíndrico Metálico com capacidade para 2.650 m3 de água: 2 milhões e 650 mil litros. A obra total também terá uma casa de bombas, uma casa de química e uma cabine de energia elétrica.
Durante a visita do prefeito, acontecia a instalação do segundo anel do cilindro. No total, serão 10 anéis que, sobrepostos, atingirão 15 metros de altura. Uma adutora com 2.217 m, de 250 milímetros de diâmetro, irá interligar o Reservatório do Cedrinho com a CDHU. É o que permitirá enviar água para a grande Cidade Aracy de modo mais rápido e de forma mais eficaz.
R$ 10,3 MILHÕES DE INVESTIMENTO - O SAAE faz um investimento de R$ 10,3 milhões em todo o conjunto da obra, que começou em julho de 2024 e deve ser concluída e entregue em julho de 2025. Engenheiros e técnicos do SAAE acompanham o trabalho do consórcio licitado e contratado para executar o serviço (Eficiência São Carlos/Cedrinho), formado pelas empresas RHS Controls e Uniper.
O prefeito Netto Donato se mostrou entusiasmado com o avanço das obras e ressaltou que este novo Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água será um equipamento público extraordinário para ajudar a resolver o problema crônico de falta d’água na Cidade Aracy. “Queremos soluções para antigos problemas de São Carlos. Aqueles que muitos comentam, mas pouco ou nada fazem ou fizeram para corrigir. Este, da falta de água, é um deles que estamos enfrentando com cautela, coragem e respeito a cada morador e cada moradora de São Carlos, principalmente os das regiões mais afetadas, como a nossa grande Cidade Aracy. Até a metade deste ano, quando o poço e o reservatório do Cedrinho entrarem em operação, haverá um salto de qualidade gigantesco para enfrentar este gargalo da falta d’água na região sul da cidade”.