SÃO CARLOS/SP - O vereador Lucão Fernandes (MDB), anunciou na sessão plenária da Câmara nesta terça-feira (19), que nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde, passará por novas transformações e mudanças. Sem dar detalhes do que deverá acontecer na pasta, o vereador apenas alertou que essas mudanças poderão atingir alguns servidores que hoje atrapalham o sistema. “Eu acredito que nos próximos dias passaremos a ter grandes mudanças e transformações na área da saúde municipal e eu espero que o SINDSPAM nos acompanhe nestas transformações, pois existem profissionais que estão atrapalhando o sistema e quando você mexe na peça, ela corre para o sindicato. Eu espero que o sindicato seja muito prudente com essas questões que poderão surgir”, disse Lucão.
Ele deu como exemplo uma situação ocorrida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Zavaglia, onde um médico apresentou atestado e não foi trabalhar. “Estive nesta terça-feira pela manhã atendendo uma solicitação na USF do Zavaglia por falta de médico, chegando lá fui informado que mais uma vez o mesmo médico que deveria estar atendendo, apresentou um atestado e não foi trabalhar, e isso é uma rotina por lá, como nos disse a responsável da unidade, depende a forma que você fala com este profissional, ele apresenta um atestado e fica alguns dias sem aparecer”, lamentou.
Terceirizada – Lucão Fernandes também fez críticas a empresa Instituto Innovare Gestão em Saúde Pública que recentemente ganhou uma licitação para oferecer médicos em diversas especialidades.
“Há cerca de 40 dias essa empresa Innovare que ganhou o certame para colocar médicos nas nossas Unidades Básicas de Saúde, não está correspondendo com o que assinou e está deixando a Secretaria Municipal de Saúde em uma situação desconfortável”, declarou.
Segundo Lucão, a empresa já foi notificada pelas faltas e neste contrato deveria estar fornecendo psiquiatras, ginecologistas, pediatras e clínicos gerais, “mas até agora não forneceu nada”. Ao qualificar a atitude como “falta de compromisso e de responsabilidade dessa empresa que está brincando com saúde”, o parlamentar informou que a Comissão de Saúde da Câmara, que ele preside, irá convocar os representantes da empresa para prestar esclarecimentos.