SÃO CARLOS/SP - O vereador Lucão Fernandes (MDB), que também preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, esteve no último sábado (26), acompanhando a primeira etapa do mutirão de exames médicos para atender a demanda reprimida em virtude da pandemia da COVID-19. Os exames foram realizados no Centro Municipal de Especialidades (CEME).
Durante a sessão da Câmara nesta terça-feira (29), Lucão enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no mutirão e as mudanças que estão ocorrendo na área da saúde. “Você percebe que com as mudanças que ocorreram na estrutura da Secretaria da Saúde, já estamos conseguindo algumas mudanças, sabemos que os resultados ainda são pequenos, mas já demonstra que o trabalho vem sendo realizado com muita seriedade”.
Lucão também informou que a realização desses mutirões é essencial para resolver questões relacionadas às cirurgias eletivas.
Estavam marcados para o sábado, 26 exames de Espirometrias e 92 Eletrocardiogramas, porém, foram registradas algumas faltas. Dos 26 pacientes agendados para o exame de Espirometria, quatro faltaram e um paciente foi dispensado. Já os 92 pacientes agendados para Eletrocardiogramas, 63 compareceram e 29 faltaram. Lucão lamentou o número de faltosos e pediu para que os pacientes confirmem o agendamento, “não faltem, pois na hora não conseguimos chamar outra pessoa”.
Os exames de Espirometrias têm continuidade nos dias 01, 09, 14, 21 e 22 de dezembro. Já os Eletrocardiogramas continuam sendo realizados nos dias 02, 03, 09, 10, 16 e 17 de dezembro. A demanda reprimida para Espirometrias era de 736 exames e para Eletrocardiograma de 1.472 exames.
Também acompanharam o início o vice-prefeito Edson Ferraz, a secretária de Saúde, Jôra Porfírio, o secretário de Governo, Fernando Carvalho, a chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Luciana Caldeira, a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre e os vereadores Elton Carvalho e Cidinha do Oncológico.