fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Guarda Municipal de São Carlos passa a integrar o SINESP

Escrito por  Mar 21, 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social anunciou na manhã desta segunda-feira (21/03), no auditório do Paço Municipal, o convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para que a Guarda Municipal tenha acesso ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança.

O Sinesp foi criado através pela Lei nº 12.681, de 04 de julho de 2012 com a finalidade de armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Um de seus principais objetivos é a consolidação de dados e informações de interesse da segurança pública que permitam o tratamento, análise de divulgação de estatísticas nacionais.

Dentre as soluções de Tecnologia da Informação desenvolvidas e fornecidas aos integrantes do Sinesp, destacam-se: Sinesp PPe – Procedimentos Policiais Eletrônicos, Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, Sinesp Integração – Integração de soluções de Tecnologia da Informação, Sinesp Infoseg – Pesquisa Inteligente de acesso restrito (Indivíduos, Veículos e Armas), Sinesp Cidadão – Pesquisa de dados públicos (Indivíduos, Veículos e Armas),  Sinesp InfoGGI – Monitoramento dos Gabinetes de Gestão Integrada,   Sinesp Análise – Análise de dados e informações (Tabelas, Gráficos, Mapas e Painéis), Rede Sinesp – Rede de comunicação e integração entre profissionais de Segurança Pública e o Suporte Sinesp (2º Nível) – Unidade responsável pela interlocução entre a equipe de 1º Nível (primeiro atendimento ao usuário), as equipes técnicas de cada solução (Sinesp PPe, Sinesp CAD, etc) e a equipe de 3º Nível (Centro de Comando Serpro).

De acordo com Rafael Rodrigues, coordenador de implantação do Sinesp, hoje São Carlos abre uma nova frente no processo, a frente da região Sudeste. Já temos 10 estados integrados, inclusive na região nordeste e vários municípios. Fornecemos tecnologia de ponta sem nenhum custo para os entes federados. Pelo sistema é possível consolidar dados nacionais que permitem a tomada de decisão com mais precisão. São recursos que permitem ao agente maior segurança durante as suas atividades”, explica o coordenador.

“Iniciamos as tratativas com o Ministério da Justiça há mais de um ano, passamos por todas as etapas necessárias e hoje conseguimos firmar o convênio. O sistema vai nos dar a capacidade de gerenciar o despacho desde o início da ocorrência. Vamos ter acesso a base nacional de dados. É uma solução com visão de futuro”, disse o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.

Gardini disse, ainda, que a plataforma será interligada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal. “Nosso Centro já está preparado para receber mais essa tecnologia”.

Continua depois da publicidade

Para Michel Yabuki, comandante da Guarda Municipal, a plataforma vai trazer agilidade aos agentes. “Consequentemente também vamos prestar um serviço mais qualificado. A consulta feita sobre pessoas e veículos vai retornar na mesma hora de todo o país. Antes esses dados eram limitados para as guardas municipais. Temos o Detecta, um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, composto pelo monitoramento através do uso de câmeras, porém agora com o Sinesp vamos ter acesso ao banco de dados de todo o país”, ressalta o comandante.

O prefeito Airton Garcia participou do evento e disse que tecnologias na área da segurança devem ser disponíveis para a Guarda de São Carlos. “Sempre investimos na GM, com muito esforço reestruturamos a corporação. Trocamos a frota, uniformes, armamos os agentes, adquirimos novos equipamentos, estruturamos o canil e sempre que for possível vamos investir na Guarda Municipal”, finalizou o prefeito.

Durante toda a semana, agentes da Guarda Municipal de São Carlos e dos 23 municípios que assinaram o Termo de Cooperação Intermunicipal, passam por capacitação na Fundação Educacional São Carlos (FESC) para conhecimento sobre a operacionalização do sistema.

Aguaí, Aparecida, Botucatu, Brotas, Caçapava, Campos do Jordão, Capivari, Cerquilho, Ibaté; Iperó, Itapevi, Itápolis, Mairiporã, Mococa, Monte Alto, Ourinhos, Paulínia, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rio Claro, Tabatinga e Taiúva, estão entre os municípios que assinaram o Termo.

Participaram da solenidade os vereadores Tiago Parelli e Marquinho Amaral, que na ocasião também representou o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, comandantes das Guardas Municipais dos 23 municípios participantes, representantes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.