fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Frente Parlamentar discute demandas do combate à pandemia e busca soluções

Escrito por  Mar 14, 2021

SÃO CARLOS/SP - A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 da Câmara Municipal de São Carlos realizou na manhã do sábado (13) sua primeira reunião online com a participação de entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Este primeiro encontro teve o objetivo de identificar as dificuldades no combate à pandemia, principalmente aquelas encontradas pelas instituições e órgãos de saúde, e propor ações concretas de resolução.

Estiveram presentes representantes de unidades de saúde do município: Vitor Marim (diretor técnico da Santa Casa), Daniel Canedo (presidente da Unimed São Carlos), Ivan Linjardi (vice-presidente da Unimed São Carlos) e Fábio Neves (superintendente do Hospital Universitário-UFSCar); representantes da Prefeitura: Crislaine Mestre (diretora do Departamento de Vigilância em Saúde), Denise Braga (diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial), Izaulina Jacomazi (diretora do Departamento de Gestão Administrativa e Financeira) e Mateus Aquino (secretário de Comunicação e presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus); representantes da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar: Maria de Jesus Dutra dos Reis (vice-reitora), Gil Vicente Figueiredo (professor do Departamento de Matemática), Bernardino Souto (professor do Departamento de Educação e membro do grupo “Complexidade da Pandemia”); Denilson Tochio (presidente do Conselho Municipal de Saúde); além de outros interessados.

A reunião ainda contou com a participação dos vereadores Lucão Fernandes (MDB) e Azuaite Martins de França (Cidadania), respectivamente presidente e propositor da Frente Parlamentar, e do presidente da Câmara, Roselei Françoso (MDB), além dos parlamentares André Rebello (DEM), Bruno Zancheta (PL), Cidinha do Oncológico (PP)Moisés Lazarine (PSL), Professora Neusa (Cidadania), Raquel Auxiliadora (PT), Robertinho Mori (PSL) e Sérgio Rocha (PTB).

Ao iniciar o encontro, o vereador Lucão Fernandes informou que todas as conclusões geradas também serão encaminhadas ao Poder Executivo. “Nós queremos que os representantes das instituições de saúde nos informem qual a situação atual e de que forma podemos ajudar, para que a Câmara possa colaborar com o que for possível”, afirmou.

Os representantes da Santa Casa, Unimed e Hospital Universitário frisaram que a cidade está em um momento crítico da pandemia quanto à ocupação de leitos e afirmaram não haver mais a possibilidade de aumento na capacidade de atendimento, além do que já está sendo ampliado. “A Santa Casa está trabalhando para entregar até o final da próxima semana 20 leitos semi-intensivos de suporte ventilatório. Infelizmente não temos mais como ampliar além disso”, argumentou Vitor Marim, diretor técnico da Santa Casa.

Tanto a Santa Casa, quanto o HU apontaram dificuldade financeira na manutenção dos leitos para UTI Covid-19. “O que o SUS paga, não cobre a conta desse leito, pois são pacientes muito graves, que necessitam de muitos insumos. Seria interessante que houvesse uma suplementação para o custeio”, explicou Fábio Neves do HU.

 

ESTRUTURA DAS UPAS – Foi debatida ainda a necessidade de melhor equipação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), para que possam fazer o acolhimento e estabilização dos pacientes. Sobre isso, Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, relatou que já estão sendo providenciadas essas melhorias e também a capacitação dos profissionais dessas unidades em parceria com o HU.

 

MEDIDAS RESTRITIVAS – Os participantes da reunião discutiram sobre a necessidade de medidas restritivas mais rígidas, considerando que profissionais de saúde do município preveem um pico da doença ainda maior em abril. Bernardino Souto, da UFSCar, defendeu o lockdown imediato, com planejamento estratégico da flexibilização, bem como a criação de estratégias de suporte social e econômico aos prejudicados por essas medidas. Foi citado ainda o caso de Araraquara, que teve uma queda no número de casos após a realização de lockdown.

 

RECURSOS – Outra questão relevante abordada foi o financiamento das ações de combate à Covid-19. Izaulina Jacomazi, diretora do Departamento de Gestão Administrativa e Financeira, afirmou que já está sendo feito um remanejamento de verbas dentro do que é legalmente permitido, mas a situação é complicada, considerando que há muitas demandas e que não há previsão para o término da pandemia. “É um momento muito difícil”, disse.

O presidente da Câmara, Roselei Françoso, pontuou que a Câmara já fez a devolução de parte do duodécimo à Prefeitura e os vereadores estão destinando emendas para a área da saúde. “A gente sabe que isso é uma gota no oceano, mas se todos nós tivermos o mesmo compromisso, faremos o melhor possível para a nossa cidade. Nós precisamos nos unir para angariar recursos, buscar aquilo que for necessário”, afirmou.

 

REGIÃO - Os vereadores também pontuaram a necessidade de realizar discussões em âmbito regional, em conjunto com as Prefeituras das cidades vizinhas para que os números de casos e mortes caiam em toda a região.

O vereador Azuaite França agradeceu todos os presentes pela participação e destacou que o encontro foi proveitoso para o Legislativo conhecer os problemas mais graves que a saúde está enfrentando no município. “Nós ouvimos e elencamos todas as sugestões que foram dadas e vamos trabalhar nessas questões enquanto Câmara Municipal, junto com a sociedade civil”, declarou.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.