Criada a partir da observação do comportamento de crianças, a técnica - que surgiu no início do século XX -, é considerada por muitos uma das melhores alternativas para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, de conteúdo e cerebral. Hoje em dia, presente em diversos países, a metodologia é aplicada desde os primeiros meses de vida, educando as crianças para que encontrem seu lugar no mundo.
Para Maria Montessori, diferente do que acontece no ensino tradicional, o professor deve acompanhar e aconselhar a aprendizagem na Educação Infantil, mas não impor que o será aprendido. Além disso, o aluno deve ser incentivado a aprender por meio de diferentes atividades com graus de dificuldade gradativos e a interferência em excesso dos educadores é vista como prejudicial.
O curso da UFSCar é destinado para profissionais iniciantes nessa área de estudo, como educadores da infância, psicólogos, pediatras, além de mães, pais e outras pessoas que atuam ou estejam se formando para atuarem com crianças pequenas em escolas. Serão dois encontros online, nos dias 4 e 11 de março, das 14 às 16 horas, além do estudo de materiais indicados, com carga horária total de 10 horas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.montessori22.faiufscar.com