SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 17 e 19 de junho, na cidade de São Paulo, acontece a edição da regional sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). O Fórum é um espaço de encontro para atores diretamente envolvidos com a promoção da cultura de inovação no país. A perspectiva é estimular a cooperação entre universidades e empresas, licenciamento da propriedade intelectual e criação de spin-offs, modelo de negócio que surge como uma oportunidade de expansão e/ou inserção em uma nova parcela do mercado ou nicho diferente.
A UFSCar marca presença no encontro regional do Fortec por meio da participação da docente Ana Lúcia Vitale Torkomian, professora titular do Departamento de Engenharia de Produção e vice-presidenta do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Participa o também professor do Departamento de Engenharia de Produção, Daniel Braatz, diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar. Daniel será o moderador do estudo de caso que abordará a interação universidade-NIT-empresa, apresentado pelo professor Ernesto Chaves Pereira, pesquisador do CINE, e coordenador da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) UFSCar-Materiais.
Ana Torkomian conduzirá painel sobre o papel das Fundações de Amparo à Pesquisa, Finep e CNPq no fomento às ações dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).
Convite à participação
Com a temática "Os NITs na Neoindustrialização brasileira", o encontro regional do Fortec Sudeste 2024 está sendo organizado pela coordenação do Fortec Sudeste e a USP em parceria com a UFSCar, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Faculdade Mackenzie, Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos e Axonal. Uma novidade deste ano é que o encontro estará associado a outros dois importantes eventos de inovação e empreendedorismo: Science Meets Business (SciBiz) e a Triple Helix Conference.
Para Ana Torkomian, o fórum caracteriza-se como um "espaço muito propício" para a discussão sobre o papel dos núcleos de inovação tecnológica e agências de inovação. A vice-presidente do Fortec nacional destaca, ainda, que o debate se fará a partir das seis missões elencadas na Política de Neoindustrialização do país, que se pauta no papel da indústria como "fio condutor de uma política econômica voltada para a geração de renda e de empregos mais intensivos em conhecimento e de uma política social que investe nas famílias".
Daniel Braatz destaca que os encontros do Fortec são uma excelente oportunidade de discussão, troca de conhecimentos e interação com os diversos atores do ecossistema de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia. "São relevantes para a solidificação de ações e iniciativas em prol dos NIT e de universidades", ressalta.
Inscrições para o evento e informações podem ser feitas pelo site do evento (ttps://doity.com.br/fortec-sudeste-2024-os-nits-na-neoindustrializacao-brasileira).