Projeto de extensão da UFSCar propõe encontros gratuitos ao público
SÃO CARLOS/SP - A cultura da oralidade é aquela cultura em que as vozes são ouvidas e os saberes são compartilhados de forma oral, por meio do encontro entre as pessoas. Com o propósito de resgatar essa prática, a UFSCar está promovendo o projeto de extensão "Entre vozes: diálogos com a música", com cinco encontros virtuais no mês de setembro, abordando temas diversos.
"O exercício da escuta do outro, tão fundamental nas práticas musicais e educacionais, nos convida a pensar e repensar sobre as questões levantadas, ampliando os nossos saberes, contribuindo com a nossa formação humana, artística e profissional", afirma o professora Natália Búrigo Severino, professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade e coordenadora do projeto "Entre vozes".
Nesta primeira edição, o projeto apresenta o tema da decolonialidade. "O pensamento decolonial é um movimento essencialmente latino-americano, que visa libertar a produção de conhecimento centrada quase que exclusivamente no pensamento europeu", explica a professora da UFSCar.
Serão cinco encontros síncronos, pela plataforma Zoom, que acontecem às quartas-feiras do mês de setembro, das 19 às 21 horas. Os temas de cada encontro são: "Pensamento decolonial: o que isso tem a ver com a música?"; "A formação de professores de música e o pensamento decolonial"; "No chão da escola: da teoria à prática em sala de aula"; "Música disruptiva: práticas possíveis"; e "Músicas do mundo: ideias plurais e horizontes".
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados, independente da formação. Para se inscrever, basta preencher o formulário https://bit.ly/3AYouj3.