Coordenado por Lígia Menossi Araujo, docente do Departamento de Letras do Campus São Carlos da UFSCar e embaixadora do Movimento Parents in Science, e por Andrea Ferro, docente do Departamento de Economia do Campus Sorocaba, o Gestar tem como objetivo promover espaços de reflexão sobre como a UFSCar tem acolhido as mães; dar maior visibilidade à questão da maternidade dentro da academia por meio de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento; buscar empreender políticas de apoio e ações afirmativas às mães dentro da Universidade e mudar as relações sociais na Instituição, tendo como foco a equidade de gênero.
Atualmente, o Gestar conta com 30 integrantes entre alunas, docentes e técnico-administrativas das mais diversas áreas. As participantes estão em diferentes grupos de trabalho de acordo com a linha de pesquisa em que estão inseridas. Neste momento, o grupo está dedicado ao levantamento de dados sobre as mães na UFSCar, à leitura e à análise discursiva de documentos que tratam da maternidade na universidade e, ainda, ao levantamento de como a pandemia impactou o trabalho das mães.
Informações completas podem ser acessadas no Instagram do Grupo (@gestar.ufscar) e no link https://linktr.ee/gestarufscar