fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Prefeitura promoveu evento sobre o dia nacional da luta Antimanicomial

Prefeitura promoveu evento sobre o dia nacional da luta Antimanicomial

Escrito por  Maio 19, 2023

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades referentes ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial na manhã de quinta-feira (18/05). A data tem o objetivo de reforçar a importância do cuidado em saúde mental de toda a população e de valorizar os tratamentos em liberdade e junto às famílias dos usuários dos serviços de saúde.
O primeiro evento do dia foi uma caminhada com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e servidores da Secretaria Municipal de Saúde e que partiu da Praça Santa Cruz rumo à Praça do Mercado Municipal, dialogando com comerciantes e a população e propondo uma reflexão sobre o tema.
Depois, na Praça do Mercado, um painel com cartazes foi montado e os pacientes fizeram uma roda de música para celebrar a luta antimanicomial, cantando sucessos nacionais de diversos artistas e gêneros.
Segundo a chefe da Seção de Apoio à Saúde Mental, Carmen Pereira, este assunto ganhou relevância há décadas e a participação de São Carlos somente agrega à causa. “A luta antimanicomial nasceu há mais de 30 anos, com alguns trabalhadores de saúde e familiares denunciando as barbáries que aconteciam nos manicômios e nos hospitais psiquiátricos. Todos os cidadãos têm direitos e com as pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental isso não é diferente, por isso, hoje, com o apoio da UFSCar e da USP, reforçamos o direito do tratamento em liberdade e humanizado com o desenvolvimento de uma programação sobre a importância da saúde mental”, disse Carmen.

Ela lembrou que, atualmente, a Prefeitura dispõe de diversos serviços relacionados à saúde mental para todas as idades. “O modelo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é substitutivo ao modelo asilar, que tranca a pessoa por tempo indeterminado. Com a RAPS, as pessoas fazem os tratamentos nas unidades de saúde e nos CAPS e continuam junto às suas famílias, podendo trabalhar e ter direito ao lazer e ao entretenimento como qualquer cidadão”, finaliza a chefe de saúde mental do município.
O evento também teve o apoio das secretarias municipais de Transporte e Trânsito e de Infância e Juventude e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, contando ainda com a participação da vereadora Raquel Auxiliadora e da diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.