SÃO CARLOS/SP - Cerca de 1200 alunos da Rede Municipal de Ensino, da ONG Nave Sal da Terra e do Projeto Proara tiveram a oportunidade de vivenciar de perto um espetáculo do mundo mágico do circo no “Las Vegas Circus – The Fabulous, instalado na avenida Getúlio Vargas em São Carlos.
A iniciativa de promover o passeio dos alunos de vários bairros da cidade ao circo, através do ingresso solidário, foi coordenada pelas secretarias de Educação e de Infância e Juventude. Os alunos foram transportados por ônibus e acompanhados por monitores.
O objetivo foi trabalhar como princípio a arte e a educação dos alunos, através de experiências fora da sala de aula que despertam a criatividade, estimulam a busca pelo conhecimento de outros espaços e trazem entretenimento.
Juliana Tessarin, chefe de seção de projetos especiais da Secretaria de Educação, ressaltou que as atividades são realizadas em parceria com várias instituições. “O circo é uma modalidade que encanta pelas suas cores, mágica e pela música. Conseguimos a seção solidária que trouxe 750 alunos da rede municipal de ensino na faixa etária de 4 a 5 anos, além dos alunos de duas ONG’s que em sua maioria conheceram um espetáculo circense pela primeira vez”.
Gustavo Nunes proprietário do circo agradeceu as autoridades do município ao definir a cidade como acolhedora. “Oferecer esse espetáculo para esses alunos é gratificante. Amamos levar a alegria do circo para o público, e com isso possibilitamos a inclusão, porque na verdade o circo é a mãe de todas as artes, afinal tudo começou nos picadeiros e será uma linda história para essas crianças contarem para os amigos”, destacou.
“Ver as crianças felizes com o espetáculo é motivo de alegria para nós que conseguimos proporcionar uma tarde maravilhosa para os alunos que nunca tiveram essa oportunidade. Agradeço todos por essa iniciativa”, enfatizou o vereador Dé Alvim.
Lúcia Nordi, presidente da ONG Nave Sal da Terra, lembrou que são poucas as oportunidades dessas crianças conviverem com outras culturas e pessoas, sendo de fundamental importância a integração social e formação como cidadão. Eles ficaram maravilhados e a cultura do circo ficará na memória delas para sempre”, finalizou.
O secretário municipal de Governo, Netto Donato, também acompanhou a visita dos alunos ao circo. “Essa é mais uma ação que complementa o que a Secretaria de Educação já vem trabalhando por meio do Programa “São Carlos de Braços Abertos”, que oferece atividades práticas em diversos locais com representação multidisciplinar para o aprendizado dos alunos. Além de visitas em prédios com significado histórico, hoje ofereceu uma tarde de lazer com aprendizado de novas culturas”, ressaltou Netto.
A secretária de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, também acompanhou o espetáculo junto com as crianças das ONG’s assistidas pela sua pasta.