fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

População de tigres triplica no Nepal, mas nem todo mundo está feliz com a notícia

Escrito por  Ago 19, 2022

NEPAL - A população de tigres no Nepal triplicou nos últimos 13 anos, mas a boa notícia para o animal ameaçado de extinção pode colocar em risco uma outra espécie na região: a humana.

O país asiático dos Himalaias confirmou que 355 felinos atualmente vivem dentro de suas fronteiras, em número quase três vezes superior aos 121 tigres que viviam por lá em 2009, mas o crescimento representa também um aumento no número de ataques contra pessoas na região.

 

Retorno dos tigres

O sucesso da preservação do animal se deve primordialmente à grande adesão do governo à causa, que se desdobrou em políticas rigorosas de combate à caça dos tigres.

A punição por caçar um tigre no Nepal hoje é de 15 anos de prisão e multa de 10 mil dólares: o país também criou, nos últimos cinquenta anos, cinco parques nacionais onde a maioria dos animais vive sob forte segurança de funcionários e até militares pela proteção dos felinos.

A notícia do aumento da população de tigres no país acompanha um anúncio da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) de que os números da espécie se encontram estáveis ou aumentando em todo o planeta. Atualmente, estima-se que existam entre 3.726 e 5.578 tigres selvagens, representando um aumento de 40% com relação à mesma estimativa em 2015.

A melhoria, porém, pode ser explicada por um melhor monitoramento, e não por um aumento populacional de fato, de acordo com a IUCN. A população de tigres no início do século 20 era de mais de 100 mil animais em todo o planeta, mas a caça desenfreada e a perda do habitat reduziram esse número em mais de 90%.

Em 2010, durante a Cúpula Global do Tigre, na Rússia, os 13 países que possuem tigres em sua natureza se comprometeram a dobrar o número de animais, mas somente o Nepal conseguiu alcançar a meta.

Continua depois da publicidade

Aumento nos ataques

O aumento da população de tigres vem representando perigo principalmente para as pessoas que vivem ao redor dos parques. Segundo reportagem da National Geographic, 16 pessoas foram mortas em ataques entre julho de 2021 e julho de 2022 na região do Parque Nacional de Chitwan, principal local de preservação da espécie no Nepal.

O crescimento da densidade de animais faz com que alguns tigres, especialmente os deficientes ou sem território, busquem presas em áreas periféricas do parque.

Um novo ataque aconteceu no mês passado, ferindo uma mulher de 41 anos no distrito de Bardiya, na zona de Bheri, no Nepal.

Boa parte das populações humanas que vivem próximas aos parques utilizam as florestas como fonte de necessidades diárias, como madeira para combustível e aquecimento: com o aumento dos incidentes, essas populações vêm exigindo melhor monitoramento e controle dos animais que vivem nos parques.

 

 

Vitor Paiva / Hypeness

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.