SANTIAGO - Na segunda-feira, 22, o Conselho da Conmebol solicitou à Fifa a manutenção do formato em vigor das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A decisão se deu após reunião realizada em Santiago, no Chile. Dessa forma, seguiria duas partidas, de ida e volta, entre todas as seleções.
A partir da próxima edição, a Copa do Mundo, disputada nos Estados Unidos, Canadá e México contará com 48 seleções participantes.
▪️ La decisión unánime fue adoptada durante la reunión del Consejo de la CONMEBOL y ya fue planteada mediante una nota remitida a la FIFA.https://t.co/m5GmusLXfw #CreeEnGrande
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) August 23, 2022
No atual formato, disputado para a classificação das equipes no Catar, a América do Sul tinha direito a quatro vagas diretas. Sendo assim, as quatro melhores seleções se classificam, enquanto o quinto lugar disputa com uma seleção da Ásia outra vaga no Mundial.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, o Brasil sobrou e se classificou em primeiro lugar, com 45 pontos, com a Argentina logo atrás, com 39. O terceiro colocado, Uruguai, ficou com 39 e uma rodada a mais, já que um segundo jogo entre Brasil x Argentina não aconteceu.