fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Sem a Rússia como opção para investidores, novos mercados surgem como atrativos

Escrito por  Mar 16, 2022

EUA - Os dias de glória dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) podem ter ficados definitivamente para trás. Dado que a Rússia não é mais um mercado que os ocidentais podem acessar após a invasão da Ucrânia, talvez seja hora de os investidores pararem de agrupar todos os mercados emergentes.

Diversas sanções econômicas promovidas pelos Estados Unidos, e seguido por outros países, fizeram grandes fornecedores de índices removeram as ações russas dos índices a um preço de “zero” ou “efetivamente zero”.

“A ideia de que um país tão grande quanto a Rússia possa ser removido dos índices é um grande negócio”, disse Winograd. Parece provável que a Rússia não seja incluída nos principais fundos de mercados emergentes tão cedo. Mesmo para os ocidentais ainda dispostos a investir em ativos russos, não está claro o que vem a seguir.

Para os investidores que desejam obter exposição aos mercados emergentes, disse Winograd, cada país deve ser analisado individualmente.

“O nome do jogo será a diferenciação. Não invista em mercados emergentes com base em uma sigla”, disse Winograd. “É sempre estranho dizer que Argentina e Coreia do Sul são a mesma coisa, por exemplo. Não são.”

Para ficar com as siglas, o fechamento do mercado de ações russo essencialmente transformou o BRICS no BICS – e isso pode ser uma mudança permanente, disse Rahul Sen Sharma, sócio-gerente da Indxx, um fornecedor global de índices. “Os investidores vão abraçar a Rússia novamente? Se não houver liquidez, é um ponto discutível. Mas também é difícil acreditar que as pessoas vão correr para a Rússia tão cedo”, disse Sen Sharma.

Sharma disse que alguns investidores podem começar a olhar para outros mercados emergentes para substituir a Rússia, como Taiwan e Coreia do Sul. Ele acrescentou que a Polônia, a Turquia e o México são intrigantes, assim como as Filipinas e a Indonésia.

Continua depois da publicidade

Outros especialistas argumentam que os investidores estão olhando mais para empresas individuais em mercados emergentes e menos para os próprios países. “Um investidor típico vê os mercados emergentes como uma classe de ações. É uma parte de um portfólio”, disse Callie Cox, analista de investimentos norte-americana da eToro. “O cenário dos mercados emergentes está mudando há algum tempo”, acrescentou Cox, observando que muitos investidores estão céticos em relação à Rússia desde a anexação da Crimeia em 2014. “Houve mais ansiedade”.

 

 

ISTOÉ DINHEIRO

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.