RÚSSIA - O Presidente russo Vladimir Putin assinou na terça-feira um decreto com medidas em resposta à recente decisão de impor um limite de preços ao petróleo bruto russo, incluindo a proibição do fornecimento de petróleo e produtos petrolíferos russos a estes países.
O decreto "Sobre a implementação de medidas económicas especiais no sector dos combustíveis e da energia em ligação com o estabelecimento por alguns Estados estrangeiros de um limite máximo de preços para o petróleo e produtos petrolíferos russos" estará em vigor de 1 de Fevereiro de 2023 até 1 de Julho de 2023.
A medida prevê a proibição do fornecimento de petróleo e produtos petrolíferos da Federação Russa "àqueles que prescrevem um preço máximo nos contratos", de acordo com a agência noticiosa TASS.
A encomenda rubricada na terça-feira também proíbe o fornecimento de petróleo russo a compradores estrangeiros se o contrato utilizar um mecanismo de preço máximo.
A este respeito, o Ministério da Energia russo controlará o cumprimento do decreto presidencial sobre medidas de retaliação contra a introdução de um limite máximo nos preços do petróleo russo.
No início de Dezembro, os estados membros da UE, juntamente com o G7 e a Austrália, concordaram em fixar um limite máximo de 60 dólares no preço do petróleo russo transportado por via marítima.
Fonte: (EUROPA PRESS)
por Pedro Santos / NEWS 360