EUA - A Tesla anunciou na segunda-feira (26) seus primeiros lucros trimestrais superiores a US$ 1 bilhão e reiterou o objetivo de produção para 2021 apesar das interrupções na cadeia de abastecimento.
Os lucros subiram a 1,1 bilhão de dólares no segundo trimestre, concluído em 30 de junho. No mesmo período do ano passado, os ganhos foram de 104 milhões de dólares.
A receita quase duplicou para 12 bilhões de dólares na comparação anual e no trimestre a empresa entregou 200.000 carros, outra cifra recorde.
A Tesla reiterou seu prognóstico para este ano: "em um horizonte multianual, esperamos alcançar uma média de crescimento anual de 50% na entrega de veículos. Em alguns anos, cresceremos mais, o que esperamos para 2021", informou a empresa especializada em veículos elétricos.
A linguagem da nota é quase idêntica à do trimestre anterior, embora a Tesla agora tenha feito alusão a problemas na cadeia de abastecimento.
Estes problemas incluem a escassez mundial de semicondutores, que forçou General Motors, Ford e outras fabricantes a reduzir sua produção.
"Com a demanda mundial de veículos em nível recorde, o fornecimento de componentes continuará tendo forte influência na taxa de crescimento de entregas para o restante do ano", informou a Tesla.
A empresa disse que está progredindo em fábricas na Alemanha e no estado do Texas, que estão prestes a produzir os veículos Model Y até o fim do ano.
A produção na China "continua forte", apesar de uma cadeia de abastecimento "menor", acrescentou a Tesla.
Os ganhos tiveram uma leve perda de US$ 23 milhões devido à perda do valor de ativos em bitcoins.
Após o informe, as ações da Tesla subiram 1,4% nas operações eletrônicas posteriores ao fechamento de Wall Street.
*Por: AFP