fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Russos apertam cerco a cidade ucraniana de Bakhmut, situação é “extremamente tensa” tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1R0EF-BASEIMAGE

Russos apertam cerco a cidade ucraniana de Bakhmut, situação é “extremamente tensa”

Escrito por  Fev 28, 2023

PROVÍNCIA DE DONETSK – Forças russas intensificaram nesta terça-feira sua campanha para cercar a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, onde o comandante das forças terrestres ucranianas descreveu a situação como “extremamente tensa”.

As forças russas, incluindo combatentes mercenários do Grupo Wagner, estão tentando cortar as linhas de abastecimento dos defensores ucranianos para a cidade, cenário de algumas das batalhas mais sangrentas da guerra, e forçá-los a se render ou se retirar.

Isso daria à Rússia sua primeira grande conquista em mais de meio ano e abriria caminho para a captura dos últimos centros urbanos remanescentes na região de Donetsk, que Moscou afirma ter anexado junto com outras três regiões ucranianas.

“Apesar das perdas significativas, o inimigo lançou as unidades mais preparadas da Wagner, que estão tentando romper as defesas de nossas tropas e cercar a cidade”, disse o coronel-general Oleksandr Syrskyi da Ucrânia em uma plataforma de mensagens militares.

A agência de notícias russa RIA divulgou um vídeo que disse mostrar caças russos Su-25 voando sobre Bakhmut. “Estamos felizes por eles serem nossos”, disse um homem no clipe identificado como um combatente de Wagner, acrescentando que os jatos os ajudaram “psicologicamente”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que descreveu Bakhmut como “nossa fortaleza” que precisa ser defendida até o fim, afirmou em seu discurso de rádio noturno que as forças russas “estão constantemente destruindo tudo o que pode ser usado para proteger nossas posições de fortificação e defesa”.

Os militares da Ucrânia disseram que a Rússia também estava bombardeando assentamentos em torno de Bakhmut, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 70.000, mas agora está em ruínas após meses de intensa guerra de trincheiras.

“No último dia, nossos soldados repeliram mais de 60 ataques inimigos”, disseram os militares no início da terça-feira, referindo-se a Bakhmut e áreas próximas do leste, acrescentando que as forças ucranianas repeliram os ataques russos às vilas de Yadhidne e Berkhivka, nas proximidades ao norte de Bakhmut.

O analista militar ucraniano Oleh Zhdanov disse que as forças russas abriram uma barreira entre essas vilas.

“A parte sul de Bakhmut é a única área que pode ser descrita como sob controle ucraniano. Em todos os outros distritos, a situação é imprevisível… É impossível dizer onde está a linha de frente”, declarou ele em um comentário em vídeo.

 

YELLEN EM KIEV

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, tornou-se a mais recente autoridade ocidental graduada a visitar a capital ucraniana, prometendo assistência e mais medidas para isolar a Rússia após reuniões com Zelenskiy e outras autoridades.

O chefe dela, o presidente norte-americano, Joe Biden, foi lá há uma semana para marcar o primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

“A América ficará com a Ucrânia o tempo que for necessário”, disse Yellen ao primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, na segunda-feira.

 

 

Por Leonardo Benassatto / REUTERS

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.