Anúncio foi feito pelo presidente, Paulo Skaf, durante evento do Senai-SP em Matão
MATÃO/SP - O presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, Paulo Skaf, esteve em Matão na última segunda-feira (20/12) para assinar a escritura de doação de terreno cedido pela Prefeitura Municipal ao Senai-SP. Em seu último compromisso público à frente das entidades que representam a indústria de São Paulo, Skaf também homenageou o empresário João Carlos Marchesan, que passará a designar a escola do Sesi-SP no município de Matão. "Em nossos prédios temos patronos, e você é um bom brasileiro, bom líder empresarial e exemplo a ser seguido", disse o presidente ao empresário. A solenidade de nomeação será agendada para data futura.
Sobre a escola do Senai-SP em Matão, o presidente afirmou que “a unidade será comparada às melhores escolas de formação profissionalizante do mundo, e o município de Matão poderá se orgulhar disso”.
A solenidade foi realizada no próprio terreno, na esquina da Avenida 25 (Aurélio Dias), com Rua 21 (Pietro Baldan), área de quase 36 mil metros quadrados onde a indústria realizará o investimento de R$ 49 milhões para a construção da nova escola do Senai-SP no município. “Cinco vezes maior que a área atual”, ressaltou Skaf, referindo-se aos 10,3 mil metros quadrados de área construída, previstos no projeto da nova escola. Atualmente, o Senai de Matão funciona em espaço cedido pela prefeitura.
Skaf comparou a formalização de doação do terreno ao plantio de uma semente no local, “onde em alguns meses nascerá um novo templo do conhecimento, que dará oportunidade a milhares de jovens. O Senai-SP não visa apenas preparar o jovem para ter um bom emprego, para ganhar mais e ser valorizado, mas também formar bons empreendedores, que podem ter seu próprio negócio. A indústria investe nas pessoas, e o maior beneficiário será o trabalhador, os jovens que passarem por aqui para receber capacitação profissional”.
O Centro de Treinamento do Senai-SP em Matão realizou 2.557 matrículas em 2021 nas seguintes áreas tecnológicas: metalmecânica, metalurgia, vestuário, logística, eletroeletrônica e automotiva. Os cursos da área de metalmecânica e metalurgia são os de maior relevância da unidade, em função das grandes empresas de fabricação de implementos agrícolas localizadas no município. “A nova escola trará mais oportunidades para o setor industrial, porque o Senai-SP caminha junto com as indústrias para trazer o que há de mais moderno aos nossos alunos”, lembrou o diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra.
Durante o evento, Skaf também destacou o investimento de R$ 22 milhões realizado para revitalizar o Centro de Atividades Sesi Wilton Lupo, na vizinha Araraquara, que terá ampliação da área da academia e implantação do novo Centro de Educação Infantil, prevista para 2023.
O presidente ainda entregou o troféu Exemplo aos atletas do triathlon e paratriathlon do Sesi-SP: Luísa Baptista, Manoel Messias e Carlos Viana. Eles representaram o Brasil na última edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio. Reinaldo Colucci, triatleta olímpico e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, também marcou presença no evento.