ANDRADINA/SP - A sexta-feira (24) foi marcada pela chegada de mais quatro containers com atrações para o Parque Temático Acqualinda, vindos direto do México. Construído em Andradina, no estado de São Paulo, com uma área total de 371 mil metros quadrados e investimento de R$ 500 milhões, o Acqualinda promete ser um dos maiores complexos de lazer do Brasil e um dos maiores da América Latina.
O projeto do parque prevê diversas atrações, entre elas uma gigantesca montanha-russa aquática com 380 metros de comprimento. Outro destaque promete ser o Rio Lento, que deve ser o maior das Américas com mil metros de extensão, possibilitando aos banhistas um passeio por todo do parque.
O local também terá piscina de ondas artificiais, área infantil, além de diversos tipos de toboáguas. O cenário aquático será complementado com a instalação de um vulcão gigante inspirado no Volcano Bay, de Orlando.
Um ponto importante sobre o parque é que a água usada nas piscinas e toboáguas será retirada do Aquífero Guarani, o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. “Fizemos um estudo geológico e tivemos a felicidade de atingir o Guarani depois de 900 camadas de rocha vulcânica. A água é auto jorrante e sai com uma vazão fantástica: são 248 mil litros por hora”, contou Mário Celso Lopes, o empresário que está encabeçando o projeto do Acqualinda.
Segundo a administração, a previsão inicial é receber 15 mil visitantes por dia, com um estacionamento para mais de 1.600 carros e para 100 ônibus. A primeira etapa das obras deve ficar pronta em março de 2021.
O parque aquático está sendo construído junto à Rodovia Marechal Rondon (SP-300), no entroncamento com a Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) – perto da divisa com o Mato Grosso do Sul. Quando ficar pronto, uma opção para quem for de avião é escolher o aeroporto de Três Lagoas, que fica no MS mas está a 45 minutos de carro de Andradina. Também será possível chegar pelo Aeroporto de Araçatuba, que fica a 120 km do local.
Ainda assim, quem sair da capital paulista com destino ao interior terá cerca de 600 km de estrada para rodar até o parque aquático.
Futuramente também será possível chegar por meio de voos fretados que devem sair de Congonhas, em São Paulo, pousando na pista instalada numa chácara particular que está a cerca de 1 km do parque. Então um ônibus vai realizar o traslado. Algo parecido acontece em voos charter para o Hot Park em Goiás.
Quem está por trás do projeto milionário
O Acqualinda é o maior investimento privado do estado de São Paulo, com R$ 500 milhões. Mário Celso Lopes é o nome por trás do projeto milionário, ele que concedeu uma entrevista ao Melhores Destinos e disse que a ideia do parque aquático já é antiga. “Tenho isso em mente há 22 anos. Cheguei a fazer um projeto, mas na época não deu certo, então vendi tudo e adiei. Sempre quis algo no entretenimento. Há dois anos fiz um investimento no setor de celulose e peguei recursos, então decidi montar”, contou ele.
Mario é natural de Andradina e é um empresário bastante conhecido na região, principalmente no setor imobiliário, que é a sua especialidade na compra e venda de fazendas. Ele também é dono do Oeste Plaza Shopping de Andradina e do Ibis Andradina (Hotel Oeste Plaza).
Formado em Direito, o empresário só não esperava que a pandemia da Covid-19 fosse parar o mundo como aconteceu. As obras do Acqualinda estão a todo vapor e 2021 deve ser o ano do sinal verde. “Em 2021 todo mundo vai querer sair de casa, aí será a nossa hora, o ano do sinal verde. Os setores de entretenimento e turismo vão aflorar quando todos puderem sair de suas casas”, ressaltou Mário Celso.
Parques aquáticos no Brasil
O Acqualinda chega para figurar ao lado de outros grandes parques aquáticos existentes no Brasil. Atualmente, o principal deles é o Thermas dos Laranjais, que fica na cidade de Olímpia. Outros que aparecem entre os grandes são o Hot Beach, de Olímpia, o Hot Park, de Rio Quente, e o Beach Park, de Fortaleza.
Compare o tamanho dos parques (por área total):
Acqualinda: 371 mil m²
Thermas dos Laranjais: 300 mil m²
Hot Beach: 90 mil m²
Hot Park: 55 mil m²
Beach Park: 20 mil m²
Ainda não sabemos quando efetivamente o parque aquático estará pronto, mas uma coisa é certa: o novo complexo milionário deve estar tirando o sono de outros empreendimentos do gênero espalhados pelo Brasil.
A proposta parece ser muito interessante, afinal, a junção de uma área completa de entretenimento e um resort é uma opção bem legal que atinge diversos perfis de viajantes. (com Thayana Alvarenga/Melhores Destinos)