SÃO CARLOS/SP - Nesta última semana, ocorreu o 32º Rodeio de Ibaté, onde milhares de pessoas passaram pela arena para acompanhar as montarias e claro, as apresentações artísticas.
Como em todo evento, vários pontos foram criticados e elogiados por aqueles que lá estiveram. Inclusive vários comentários foram feitos em uma postagem no São Carlos no Toque, quando foi perguntado aos internautas sobre o que eles estavam achando do Rodeio.
Em relação ao público, entre as diversas reclamações estão: o fechamento da entrada da cidade que daria um acesso mais rápido para arena, o preço das bebidas e alimentos, as filas gigantescas, ser obrigado a comprar um cartão para recarregá-lo e assim conseguir adquirir alimentos ou bebidas, o valor do estacionamento, a falta de sinal de internet, o som se dispersava e no final da arena praticamente não se ouvia nada chegando ao ponto de a cantora Ana Castela também reclamar do som.
Por conta de tais reclamações, nós entramos em contato com o advogado Dr. J.J. Nery, especialista no direito do consumidor e perguntamos sobre a obrigação em ter que adquirir o cartão por R$ 5,00 para poder comprar dentro do evento (vale ressaltar que depois podia devolver o cartão e “ganhava” uma bebida de hidratação).
Dr. Nery disse que é ilegal tal impositora. “O consumidor não pode ser obrigado a adquirir o cartão e proibido de utilizá-lo da maneira que preferir, a prática é vedada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Outra prática abusiva constatada, foi a solicitação da produção do rodeio para que as pessoas devolvessem o cartão e com isso, o consumidor não apresentar reclamações posteriores.
“A cidade de Ibaté não possui órgão de defesa do consumidor, mas quem se sentir lesado, poderá formalizar reclamação no site do Procon-SP. Já quem é morador da cidade de São Carlos e de qualquer outro Município que possua Procon, poderá formalizar a reclamação na própria sede do departamento”, afirmou o advogado.
Já com a imprensa, nós da Rádio Sanca e outros colegas de outros meios de comunicação, fomos barrados na quarta e quinta-feira em alguns locais, onde queríamos fazer imagens especiais pra você que nos segue, aliás, estávamos até com drone. Nós queríamos até falar com os artistas e levar a você fã detalhes e curiosidades sobre seus artistas preferidos, mas fomos impossibilitados. Vale ressaltar que parte da culpa é dos organizadores da festa e parte dos assessores de algumas “estrelas”.
Já na sexta e sábado, as coisas mudaram muito e fomos muito bem recepcionados pelos organizadores da festa, onde vocês vão poder acompanhar algumas imagens de Vinicius Holmo e Lourival Izaque, lá no Instagram do @saocarlosnotoque.
Esperamos que no ano que vem a imprensa seja respeitada como imprensa, não queremos entrar em camarote open bar, nós queremos entrar em locais que nos permita levar as melhores imagens e informações para os nossos internautas que nos seguem. Esperamos também, que o povo seja respeitado com um estacionamento mais barato, com um som de qualidade e sem a obrigação de adquirir cartão para consumir.
Queremos agradecer a oportunidade de estarmos no Rodeio, apesar dos pesares e esperamos conseguir fazer uma cobertura do evento ainda melhor o ano que vem.