Ação está acontecendo em conjunto entre as áreas de saúde, segurança, esportes, cultura, assistência social e fiscalização da cidade
IBATÉ/SP - O Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté, em reunião na última semana, definiu pela realização de um programa de Força-Tarefa para garantir as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19 na cidade.
A ação acontece no período da noite, de quinta-feira a domingo, com o intuito de orientar o uso obrigatório de máscara de proteção facial em áreas comuns e inibir aglomerações em praças, vias e estabelecimentos do centro e de vários bairros de Ibaté. Durante o dia, o trabalho de fiscalização continua sendo realizado normalmente.
A Praça da Matriz de Ibaté, que está iluminada e onde foi montado um presépio em tamanho natural para as comemorações natalinas, é um dos pontos de atuação da Força-Tarefa. Nos principais acessos à praça foram fixados cartazes de orientação sobre o uso obrigatório de máscara, segundo Decreto Estadual 64.959, e agentes permanecem no local, orientando, dispersando focos de possíveis aglomerações, higienizando as mãos com álcool gel 70% e aferindo a temperatura dos visitantes.
O comandante da GCM de Ibaté, Vitor Reis, explicou que durante a ação são feitas as orientações necessárias e são tomadas as devidas providências, quando necessárias, como notificações e autuações. "Por enquanto, não tivemos nenhum ocorrência séria. De uma maneira geral, as orientações estão sendo acatadas e os protocolos sanitários respeitados. Nas praças e nas ruas reforçamos a obrigatoriedade do uso de máscara e para que não tenham aglomerações. Nos restaurantes e lanchonetes, observamos e orientamos sobre o distanciamento social e o respeito aos horários e à capacidade permitida de cada espaço".
Participam da Força-Tarefa em Ibaté cerca de 40 pessoas a cada atuação, entre agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, que estão com a base móvel da PM estacionada nas praças, além da Assistência Social, Conselho Tutelar, Esportes e Cultura, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde e os Fiscais de Postura de Ibaté. Os agentes atuam usando equipamentos de proteção individual (EPI), como máscara, avental descartável, luvas e touca.