BRASÍLIA/DF - Começa hoje, 09, a ser pago pela Caixa Econômica Federal o Auxílio Caminhoneiro para os motoristas de carga autônomos. Os Caminhoneiros vão receber R$ 2.000 em conta poupança social digital da Caixa aberta automaticamente em nome do beneficiário e vão poder movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. Esse valor é referente a duas parcelas (de julho e agosto).
O benefício foi criado pela emenda constitucional Nº123 que estabeleceu estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, o Auxílio Caminhoneiro será pago até o mês de dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o final do ano.
Terão direito ao benefício os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até 31 de maio deste ano. Duas exigências imprescindíveis é que os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos.
O pagamento do BEm-Caminhoneiro vai ser revisado mensalmente. Para os próximos lotes de pagamento, a ANTT vai encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação "ativo" no RNTR-C.
Já quem estiver com situação cadastral "pendente" ou "suspenso" poderá regularizar o registro na ANTT e se habilitar para receber as parcelas a partir da data da regularização - não terá direito a parcelas que tenham sido pagas.
Calendário do Auxílio Caminhoneiro 2022
Parcela Data de pagamento Cadastro ativo no Ministério da Infraestrutura
Julho e agosto 9/8 (valor em dobro) até 22/7
Setembro 24/9 até 11/9
Outubro 22/10 até 9/10
Novembro 26/11 até 13/11
Dezembro 17/12 até 4/12