SÃO CARLOS/SP - Com o aumento do número de casos positivos de COVID-19 no início desse ano, muitas pessoas voltaram a procurar as unidades de saúde com dúvidas sobre como está a imunização contra a doença, por isso o Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que o Ministério da Saúde adotou uma nova estratégia para a vacinação em 2024.
De acordo com o Ministério da Saúde as pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença, como os idosos, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças e pessoas com comorbidades, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses, independentemente do número e tipo de dose já realizada. Indivíduos que integram outros grupos prioritários realizarão a dose da vacina bivalente anualmente.
Já às pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e que não tenham sido vacinadas anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar ou completar o esquema primário, composto por duas doses.
CRIANÇAS – Uma das novas diretrizes trazidas pelo Ministério da Saúde para 2024 foi a inclusão da COVID-19 no Calendário de Vacinação Infantil. Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.
Em São Carlos foram aplicadas 63.632 doses da bivalente, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 31,58%.
O município disponibiliza a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), sempre aos dias úteis, das 7h30 às 16h30.