fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Altas temperaturas em Ribeirão Preto aumentam riscos do câncer de pele

Altas temperaturas em Ribeirão Preto aumentam riscos do câncer de pele

Escrito por  Dez 08, 2024

Exposição excessiva ao sol é a principal causa da neoplasia. Com a chegada da estação mais quente do ano, oncologista destaca cuidados necessários para prevenir a doença
 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Diante das fortes ondas de calor registradas frequentemente em Ribeirão Preto e com a chegada do verão, a conscientização sobre o câncer de pele ganha ainda mais reforço com a campanha “Dezembro Laranja”, que visa informar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia. 
 

Segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford e do Wexham Park Hospital, ambos no Reino Unido, os casos de câncer não-melanoma crescem em 5% a cada grau Celsius a mais de temperatura.
 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de pele não melanoma – o mais incidente no país – representa cerca de 30% de todos os casos de tumores malignos registrados. Somente no Estado de São Paulo, são esperados mais de 56 mil diagnósticosda doença por ano, entre 2023 e 2025.
 

“Este câncer é dividido em dois tipos. O não-melanoma é o mais frequente no Brasil e suas lesões estão relacionadas à exposição ao sol, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos e de pele e olhos claros. Já o melanoma é menos frequente, porém, mais agressivo. Geralmente, surge como uma lesão pigmentada - marrom, preta - ou uma “pinta” que passa a crescer e pode sofrer alteração de cor ou sangrar, além de não cicatrizar sozinha”, explica Cristiane Mendes, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.
 

A médica destaca ainda, que os cuidados com a exposição solar devem ser tomados o ano inteiro, porém, com a chegada do verão, devem ser intensificados. “Nossa cidade está entre os municípios mais quentes do estado e neste período do ano, os raios UV se aproximam com maior intensidade, portanto, os alertas e cuidados devem ser reforçados. Além disso, durante esta temporada as pessoas frequentam mais piscinas, praias e lagos, o que as tornam mais suscetíveis aos riscos”, comenta a médica. 
 

Sinais e sintomas
 

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, mas também podem surgir em extremidades e tronco. 
 

“A neoplasia costuma se apresentar através de lesões que coçam, ardem, descamam, sangram ou até feridas que não cicatrizam após quatro semanas. Ao apresentar qualquer destes sintomas, é fundamental a procura por avaliação médica”, ressalta a oncologista.
 

Prevenção 
 

De acordo com Cristiane Mendes, os raios solares podem penetrar superfícies e atingir a pele mesmo em locais fechados. Portanto, os cuidados devem ser mantidos até mesmo na sombra ou em ambientes internos.
 

“O principal fator para prevenção do câncer de pele é o uso de filtro solar diariamente. Ele deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes de sair de casa e conter fator mínimo de proteção “30”, com reaplicação ao longo do dia. Também é importante evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, proteger os lábios com filtro apropriado e utilizar roupas, bonés, chapéus, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas’’, finaliza a médica. 

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.